RCB/TuneIn
Terça, 17 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“A FADA GARDUNHA”
Rádio Cova da Beira
A biblioteca municipal do Fundão foi palco do lançamento do livro “A fada Gardunha”, o vídeo sobre a serra que o inspira e a sua dramatização. Tudo feito pelos 15 alunos da turma de 6.º ano que começou a desenvolver o projecto, há dois anos no Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto.
Por Paula Brito em 01 de Jun de 2019

 “Este livro tem intervenções de diferentes disciplinas, de português, de inglês, de história e geografia de Portugal, ciências da natureza e educação visual e tecnológica. O facto de esta turma ser de ensino artístico, o trabalho ficou enriquecido, porque a música acabou por integrar tudo isto.”

Sílvia Salvado, a professora que coordenou o projecto que tem a serra da Gardunha e a cultura e história locais como pano de fundo.

“A primeira fase do projecto foi pesquisar sobre as suas terras, e também sobre a serra da Gardunha e todo esse conhecimento foi incluído na história. A obra foi escrita, por imitação criativa, a partir da obra de Sofia de Mello Breyner, A fada Oriana, é também uma homenagem à escritora no centenário do seu nascimento.”

Este projecto é fruto de dois anos de flexibilidade curricular e a cidadania no Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha. Uma “nova forma de ensinar, uma boa forma de ensinar, não é fácil, tivemos que superar alguns obstáculos mas no fundo o que conta é o empenho dos alunos, e o que sentimos é que eles ficam mais motivados com este tipo de aprendizagem.”

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados