RCB/TuneIn
Terça, 17 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“BIENAL DOS CAMINHEIROS DA GARDUNHA”
Rádio Cova da Beira
É uma nova actividade que os Caminheiros da Gardunha organizam. “A Bienal dos Caminheiros da Gardunha" decorre este fim-de-semana, dias 1 e 2 de Junho e, entre várias actividades, inclui a caminhada do XIII Encontro Nacional de Caminheiros.
Por Paulo Pinheiro em 31 de May de 2019

De acordo com a direcção da colectividade, o objectivo da Bienal é o de promover durante dois dias várias acções de pedestrianismo com diferentes níveis de dificuldade, assim como iniciativas de contacto com a natureza e outras de cariz cultural.

“O objectivo é de alargar a abrangência das actividades de pedestrianismo, permitindo a inclusão na Bienal de pessoas com diferentes interesses e níveis de preparação física e de promover diferentes aspectos da cidade e da região.”, refere a colectividade.

 

Este sábado, a sessão de abertura da Bienal decorre na sede dos Caminheiros da Gardunha, seguindo-se uma caminhada de baixa dificuldade até ao Vale do Alcambar. Já durante o período da tarde, os Caminheiros estarão associados às iniciativas de comemoração do Dia da Criança no Parque do Convento, dinamizando actividades pedagógicas com a natureza e a necessidade da sua protecção como pano de fundo. Pelas 21h00, realiza-se um passeio nocturno guiado pelas ruas de Fundão, à descoberta da História e das curiosidades da cidade.

 Este passeio inclui uma passagem pelas escavações arqueológicas em curso na Rua da Quintã e pela fonte de mergulho que se esconde na Rua da Cale. O passeio termina no Café Cine onde decorrerá uma tertúlia subordinada ao tema "Intervenções artísticas na Serra da Gardunha", com a apresentação do Projecto artístico Entre-Serras a servir de mote para a conversa. Todas as actividades de Sábado são de participação livre e gratuita, sem necessidade de inscrição.

 

No domingo, decorre a tradicional caminhada "Na Rota da Cereja". O percurso começa no Fundão, passa por Alcongosta e, após percorrer os extensos pomares de cerejeiras, termina em Souto da Casa, com almoço. Nesta última freguesia haverá um pequeno mercado de sabores e saberes tradicionais, dinamizado pelas associações locais, onde não faltará a cereja.

 

A Bienal conta com a colaboração do Município do Fundão, Junta de Freguesia de Alcongosta, Junta de Freguesia do Souto da Casa, Museu Arqueológico do Fundão, e do Projecto Entre-Serras.

 

As inscrições, assim como obtenção de informações adicionais podem ser feitas em www.caminheirosdagardunha.pt, pelo e-mail caminheirosdagardunha@gmail.com ou pelo telefone 965705599.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados