RCB/TuneIn
Quinta, 27 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
"NOVAS TECNOLOGIAS" NOS COL√ďQUIOS DA CEREJA
Rádio Cova da Beira
"Sou um professor atento: Quero flexibilizar, participar e colaborar na educa√ß√£o dos meus alunos para os desafios do s√©culo XXI". √Č o tema da d√©cima quarta edi√ß√£o dos Col√≥quios da Cereja, que decorrem hoje e amanh√£, 31 de Maio e 1 de Junho, no Fund√£o.
Por Paulo Pinheiro em 31 de May de 2019

Abordar a avaliação da implementação da flexibilização curricular e da cidadania, numa perspectiva de autonomia e de gestão do trabalho docente colaborativo  salientar e valorizar o papel da escola na melhoria do processo educativo  na sua relação com os encarregados de educação e restante comunidade educativa, com ênfase nas aprendizagens essenciais e cívicas dos alunos, no sentido da inclusão de todos e da construção de um cidadão para o mundo são dois dos objectivos de mais uma edição dos Colóquios da Cereja organizada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas da Beira Interior e a Câmara Municipal do Fundão

Outro dos grandes objectivos é o de reforçar o papel das novas tecnologias da informação no apoio ao sistema educativo e também criar uma maior abertura das escolas à comunidade “vamos sobretudo tentar aproximar a comunidade daquilo que é a escola no sentido de os pais tentarem perceber, de uma forma mais próxima, o percurso dos alunos e também ajudarem os professores nesse sentido. Para além disso vamos também continuar a apostar num conjunto de projectos que a câmara do Fundão tem vindo a desenvolver, nomeadamente ligados às novas tecnologias de informação e comunicação”. 

 
O director do centro de formação da associação de escolas da Beira Interior, acrescenta que “continua a existir ainda uma grande discrepância entre a linguagem utilizada pelos alunos na área das tecnologias e a linguagem utilizada pelos professores. E nesse sentido é muito mais fácil aos docentes utilizarem uma aplicação que possa ajuda-los a fazer aquilo que hoje em dia se chama pedagogia diferenciada. São 30 alunos dentro de uma sala e é difícil aos professores organizar isso. Se existir uma aplicação onde possam ser guardados alguns dados e que tenham acesso a eles em tempo real, inclusive em sala de aula, é algo que pode facilitar a vida aos professores”.

A sessão de abertura está marcada para as 15:00h desta sexta-feira. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados