O responsável pelo workshop, Joaquim Alves é formado em percussão e mentor deste projecto; ao mesmo tempo é professor de percussão na Escola Profissional de Música de Espinho. Totalmente gratuito, mas com número de inscrições limitadas (máximo 40 participantes) as mesmas podem ser feitas na sede ou via e-mail para bandadacovilha@gmail.com
"Lixo com Ritmo", destina-se ao público em geral, e tem como base ritmos como peças rítmicas, inspiradas no Hip-Hop, no Samba Reggae, no Samba Funky, no R&B, no Kizomba e noutros estilos musicais associados à cultura urbana. Associando estes rimos a objetos usados no nosso dia-a-dia como, bilhas, garrafas, bidões, colheres de pau, sacos plásticos, tambores de máquinas de lavar loiça e roupa, latas etc.., e também sons do corpo que irão substituir os instrumentos convencionais.
No final do evento, os participantes apresentam uma peça no Jardim Público no âmbito do programa de animação da 12º Brincolândia.
De acordo com a Banda Covilhã, além da vertente lúdico - musical, este workshop tem como segundo objectivo sensibilizar as pessoas para a importância do ato de reciclar. Separar, reciclar, reutilizar é o processo que segue o lixo, aplicando este mesmo processo vamos separar os sons dos plásticos, metais, papel, vidro, reciclando esses sons iremos reutilizar os que mais se adaptem às construções rítmicas e melódicas que serão usadas no workshop.