RCB/TuneIn
Terça, 19 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FESTIVAL DO BRULHÃO ATRAIU MUITAS CENTENAS DE PESSOAS
Rádio Cova da Beira
O evento como foi desenhado há cerca de uma década, com percalços e vitórias, conseguiu fazer renascer a vida comunitária na aldeia. Por altura do Festival do Bulhão, dezenas de pessoas empenham-se para que o evento consiga atrair o maior número de visitantes.
Por Paulo Pinheiro em 30 de May de 2019

A edição de 2019, que decorreu no passado sábado, não foi excepção. Com as condições climatéricas a ajudarem, o Festival voltou a encantar gastronomicamente quem propositadamente se deslocou a Vales do Rio (Covilhã) para comer o famoso brulhão.

 

Pelo pavilhão desportivo da aldeia passaram muitas centenas de pessoas, um grande número de famílias, que puderam degustar os brulhões, Este ano foram confeccionados mais de 1.500.

 

Os brulhões são um prato tradicional, típico das festividades de Vales do Rio e das margens do Zêzere. Do estômago da cabra ou ovelha são talhados pequenos sacos que são recheados com arroz, carne de porco, chouriça e aromatizados com serpão (erva aromática da família do tomilho). Depois de preparados, os sacos são cozidos durante uma hora. Finalmente, os olhos arregalam-se, o nariz estremece e a boca não resiste a este encanto da tradição!

 

Este ano, uma das novidades do certame, organizado pela com um grupo alargado de naturais e residentes na freguesia, foi a presença do canto alentejano, com o grupo "Fora d´Oras", de Montemor-o-Novo.

Jorge Andrade, responsável da comissão organizadora defende a necessidade "de dar uma nova vitalidade do festival". Ana Martinho, que completou na terça-feira , 71 anos, apesar do cansaço que o evento acarreta, não tem dúvidas quanto à importância que tem para aldeia. A ideia 
é partilhada por Alda Martinho e Ana Azevedo, que integram o grupo de mulheres que colaboram. A RCB falou ainda com Renato Lopes e João Cinzas, ambos nunca tinham comido o brulhão. A música alentejana, com o grupo Fora d´Oras" finaliza a sequência de sons que pode ouvir  aqui em: https://audiomack.com/song/cova-da-beira/festival…


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados