RCB/TuneIn
Quinta, 27 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
FUNDÃO: “O DESPORTO COMO CAMINHO PARA A LIBERDADE”
Rádio Cova da Beira
Tendo como base o tema, o Município do Fundão através do vereador Sérgio Mendes, realizou no passado fim de semana na sede do Núcleo do Sporting Clube de Portugal no Fundão, um colóquio com a presença dos atletas olímpico e paralímpico, Marco Fortes(SCP) e Gabriel Macchi(GCAD), e Sérgio Rebordão, ex-atleta e treinador de futebol.
Por Miguel Malaca em 28 de May de 2019

Com o objectivo de consciencializar a comunidade local de que todos(seja qual for o credo, raça ou país) são mais-valia para a sociedade, Marco Fortes fala do desporto como "um fenómeno muito importante no desenvolvimento de qualquer ser humano na integração numa qualquer sociedade, a começar por falar a língua do país que acolhe refugiados ou outro tipo de pessoas e depois tentar interagir com outras pessoas também. Esta iniciativa foi um êxito e gostei muito de ter estado aqui no Fundão e de ter visitado também o Centro para as Migrações". Afirmou à RCB o atleta olímpico do Sporting CP.

Também Gabriel Macchi fala que " é muito importante a prática do desporto e/ou da actividade física em comunidade, como forma de integração plena e de inclusão de quem chega do estrangeiro. Valeu a pena ter participado neste colóquio." Referiu o atleta paralímpico do GCA Donas.

Quanto a Sérgio Rebordão, o ex-treinador, refere que "os pilares da disciplina, fair-play, respeito, e de tolerância que recebi através do futebol, foi um grande ensinamento para a minha vida pessoal e profissional. Quero também agradecer o convite para estar aqui presente. Valeu a pena. Foi um bom colóquio". Remata o ex-jogador.

Por último, Sérgio Mendes. O autarca fundanense reconhece na RCB que "o evento foi um êxito e que todos os objectivos foram plenamente alcançados. Tudo o que os prelectores disseram é muito importante para uma boa e sã integração em qualquer sociedade e em particular aqui no Fundão, onde a Paula Pio, por exemplo, está a realizar um grande trabalho no Centro para as Migrações". Concluiu.

O colóquio fez parte do Plano Municipal para a Integração de Migrantes no Fundão e contou com o apoio da Câmara Municipal do Fundão, Centro para as Migrações do Fundão, RCB, NSCP Fundão e Fundação do Sporting CP.

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados