O IPMA colocou ainda quase 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Guarda e Bragança em risco muito elevado de incêndio.
Até 30 de Maio, Portugal encontra-se em Situação de Alerta devido ao risco de incêndio o que implica a adopção de "medidas de carácter excepcional" como a "elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP" para operações de vigilância e fiscalização e de apoio à população.
Ficam também proibidas as queimadas e queimas de sobrantes e é autorizada a dispensa dos trabalhadores dos setores público e privado que sejam bombeiros voluntários.
As previsões apontam para que nos próximos dias haja uma subida gradual das temperaturas em várias zonas do país. Com os termómetros a subir acima dos 39º.
A Direcção geral da Saúde recomenda a ingestão de água e sumos de frutas, refeições ligeiras e a procura de locais frescos.
Atenção também ao índice para os raios ultravioletas. Para os próximos dias pode apresentar valores de oito o que significa risco muito elevado. As autoridades recomendam o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, guarda sol e protector solar e evitar a exposição directa das crianças ao sol.