RCB/TuneIn
Terça, 18 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BELMONTE: CENTRAL DE BIOMASSA AINDA SEM FUTURO DEFINIDO
Rádio Cova da Beira
O presidente da c√Ęmara de Belmonte espera poder reunir em breve com o propriet√°rio da central de biomassa que foi inaugurada naquele concelho em 2010. H√° cerca de cinco anos que a estrutura se encontra sem qualquer actividade e Ant√≥nio Dias Rocha considera que √© urgente definir o que vai acontecer √†quela unidade, recordando que o dossier esteve perto de ser conclu√≠do pelo antigo secret√°rio de estado da energia.
Por Nuno Miguel em 21 de May de 2019
“Como sabem o secretário de estado da energia, que é um homem de Penamacor e que gosta muito de Belmonte, foi substituído no cargo e eu sei que ele estava muito interessado em resolver este problema e temos de encontrar uma solução. Ou a central começa a funcionar ou então temos ali um mono. E se há matéria prima para colocar a funcionar a estrutura do Fundão que é uma coisa grandiosa, não há matéria prima para que a de Belmonte possa também funcionar? É uma coisa que me preocupa. A informação que havia na altura é que a estrutura para ser rentável tinha de duplicar a sua capacidade de intervenção. Vamos ver o que acontece”.    Recorde-se que durante as comemorações das festas do concelho em 2018, o autarca referiu que existia um investidor interessado em reactivar o funcionamento da central de biomassa. Mas de então para cá o processo não conheceu novos desenvolvimentos “nunca mais fomos contactados. A empresa que nos mostrou interesse nesse projecto estabeleceu esse contacto através de um advogado do Porto mas nunca mais nos disse nada. De qualquer forma, e uma vez que temos boas relações com o proprietário, vamos tentar falar com ele e saber quais são as intenções dele em relação ao futuro”.  
A central de biomassa de Belmonte resultou de um investimento de oito milhões de euros do grupo “Tavfer”, com uma capacidade de produção de dois megawatts de energia mas que se encontra sem qualquer actividade há cerca de cinco anos.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados