RCB/TuneIn
Domingo, 22 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
MÉRITO PARA MARIA JOÃO PIRES
Rádio Cova da Beira
A Ministra da Cultura entregou este domingo a Medalha de Mérito Cultural a Maria João Pires. Na cerimónia, que se realizou no Centro Belgais para o Estudo das Artes, em Escalos de Baixo (Castelo Branco), Graça Fonseca destacou o "serviço de excepção" da pianista na divulgação cultural e na “sua entrega à música”.
Por Paulo Pinheiro em 20 de May de 2019

De acordo com a Ministra da Cultura, "há um amplo sentido na atribuição desta medalha". Este reconhecimento "é encarado como um “poder-dever, no sentido de que, sendo uma atribuição do Governo, ela não corresponde apenas ao mérito que pretende traduzir, mas também ao cumprimento de um imperativo de memória e de aproximação", refere o jornal Público”, que cita a agência Lusa.

 

"Esta medalha simboliza um compromisso do Governo com as artes e uma aproximação entre as políticas públicas para a Cultura e aqueles que, através do país e ao longo do tempo, prestaram um serviço de excepção na acção e divulgação cultural em Portugal", afirmou Graça Fonseca.

 

Maria João Pires agradeceu a distinção  e, visivelmente emocionada, recordou que Belgais existe para fazer um trabalho útil e construtivo para a sociedade e para as novas gerações, como forma de usar e fazer arte, "para que o mundo seja melhor e as pessoas mais felizes", disse.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados