RCB/TuneIn
Sábado, 25 Mai 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
EXTREMA-DIREITA ENSOMBRA CAMPANHA DO BE NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
Marisa Matias foi ao Cabeço do Pião, em Silvares, no concelho do Fundão, ouviu Izidro Gil recordar os 43 anos de trabalho no couto mineiro, a corrida ao volfrâmio na II Guerra Mundial e subiu às escombreiras de resíduos das minas. E o que viu a candidata do Bloco de Esquerda às Europeias, do alto do Cabeço do Pião?
Por Paula Brito em 15 de May de 2019
“O que vimos foi, não apenas a memória do que foi um dos piores momentos da história da Europa, mas também temos a perfeita e clara percepção que não só contribuíram para a destruição, como depois de terem explorado milhares de trabalhadores e de se terem perdido tantas vidas, o que acabou por acontecer foi abandonarem os territórios, é essa a situação que se vive aqui hoje, como dizia o senhor Izidro, passou a ser a terra dos pobres. E nós, é a responder àqueles que ficam na terra dos pobres que podemos combater estas sombras que pairam sobre a Europa e que ameaçam o próprio projecto europeu.”

A candidata do Bloco de Esquerda falava das ameaças da extrema-direita ao projecto europeu com a paisagem da Panasqueira a servir de pano de fundo, e a barragem de resíduos tóxicos aos pés.

Em relação às Minas da Panasqueira, onde ainda trabalham 280 trabalhadores, Marisa Matias lamentou o estado em que seu “encerramento” deixou a região.

“As minas já não estão a laborar desde 93, mas de qualquer das formas o rasto dos estragos da destruição ficou cá e essas pessoas têm que ter resposta, nomeadamente ao nível de não terem o isolamento a que estão a ser votadas neste momento, acesso a serviços públicos, mobilidade e condições para viver.”

Quanto à barragem de resíduos tóxicos, Marisa Matias falou da acção que do Bloco na área ambiental.

“Apresentando queixas à Comissão Europeia quando a legislação é violada e, a nível nacional, com a proposta relativamente à contaminação do rio Zêzere em resultado desta paisagem que temos atrás de nós.”

Marisa Matias recebeu ainda das mãos do Grupo de Preservação da Argemela o memorando que foi enviado ao ministro do ambiente com as preocupações sobre a exploração de lítio a céu aberto.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados