RCB/TuneIn
Quarta, 17 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
COVILHÃ E CANHOSO QUER SEPARAÇÃO
Rádio Cova da Beira
A assembleia de freguesia de Covilhã e Canhoso votou, por unanimidade, uma moção com o objectivo de desagregar as duas freguesias que em 2013 se uniram ao abrigo da Lei da Reorganização Administrativa do Território.
Por Paulo Pinheiro & Paula Brito em 14 de May de 2019

A moção, apresentada por Vítor Tomás Ferreira, do Movimento De Novo Covilhã e Canhoso, pretende corrigir um erro.

“Porque achamos que está na altura de dizer aos órgãos autárquicos do concelho e ao poder central que foi um erro o que aconteceu no Canhoso, que nunca esteve nos planos do PSD para ser agregado à Covilhã e apareceu em Setembro de 2013, foi um erro, há que corrigi-lo.”

Da moção faz parte uma proposta que cria uma comissão permanente especializada com esse objectivo. Na primeira reunião da comissão, no próximo dia 21, o eleito do CDS, José Horta, espera apresentar as conclusões do trabalho do que CDS está a fazer desde o início do ano sobre a matéria.

“Para nós é muito importante que seja reposta a justiça, mas que seja feita de forma responsável, analisando os prós e os contras”.

Jorge Fael saudou a unanimidade da assembleia sobre um tema que já tinha sido apresentado pela CDU, na primeira sessão do mandato.

“Na altura essa moção não foi votada por unanimidade, hoje, não sei se é a proximidade eleitoral, mas registei positivamente o sentido evolutivo da unanimidade em termos da aprovação dessa moção.”  

Jorge Saraiva do PSD, entende que a população do Canhoso deve ser ouvida.

“Se se sentem devidamente representados e sentem que seus problemas estão a ser tratados, não fará sentido, alterar, se, todavia, mantêm esse anseio não podemos contrariar o voto popular e temos que dar ouvido a quem nos confere o mandato e confia em nós para os representar.”

Pedro Pinto diz que a população já foi ouvida e quer a desagregação, que é também defendida pelo presidente da união de freguesias e pelo Partido Socialista.

“É um anseio da população do Canhoso, que já foi ouvida. Houve uma reunião feita no Canhoso, em que este assunto veio à baila e a população quer que seja reposta a freguesia.”


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados