RCB/TuneIn
Domingo, 26 Mai 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUNDÃO CANDIDATA REGADIO A SUL DA GARDUNHA
Rádio Cova da Beira
A candidatura para a construção do regadio a sul da Gardunha vai avançar. Os avisos já foram publicados e, segundo Paulo Fernandes, o município do Fundão tem o trabalho de casa feito. O autarca está confiante, pese embora o valor “curto” que existe para todo o território nacional.
Por Paula Brito em 10 de May de 2019

“Estamos confiantes, temos o trabalho de casa feito e vamos obviamente candidatar o regadio da zona sul da Gardunha e esperamos que possa significar uma aprovação que pode não servir para fazer logo toda a extensão do regadio, mas permita que haja aqui uma primeira fase musculada nos próximos tempos do ponto de vista da execução.”

O modelo de regadio encontrado tem na base três fontes de água.

“Uma que vem da água que existe na própria Gardunha, uma segunda parcela que possa vir do regadio da Cova da Beira e alimentar aquela zona, e uma terceira parcela, menor, mas que é também importante, que possa vir da barragem da Marateca.”

Com um orçamento global de 60 milhões de euros, tantos quanto o montante disponível para todo o país, o projecto terá que ser faseado.

“Nós tínhamos uma expectativa que o valor fosse maior porque, o Alqueva leva mais de metade do valor para todo o país (90 milhões de euros). Não está em causa a valia do projecto do Alqueva, o que está em causa é que o valor para o resto do país (60 milhões de euros) é curto. Nós vamos dividir o projecto em fases, vamos agora decidir com a Direcção Regional de Agricultura, e vamos concorrer entre 20 a 25 milhões de euros, até porque este projecto tem que estar executado até 2021.”


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados