RCB/TuneIn
Sábado, 24 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
AMF QUER PESADOS DE MATÉRIAS PERIGOSAS FORA DE ALPEDRINHA
Rádio Cova da Beira
A Assembleia Municipal do Fundão (AMF) quer os veículos pesados de matérias perigosas a circular na A23, atravessando os túneis e não a histórica vila de Alpedrinha.
Por Paulo Pinheiro em 02 de May de 2019
 

A preocupação voltou a ser manifestada na última assembleia municipal com a aprovação de uma moção, subscrita por todos os grupos municipais e lida pelo presidente da assembleia, Vítor Martins.

“Manifestar a nossa preocupação pela circulação de veículos pesados de transporte de matérias perigosas pelo interior de Alpedrinha e propondo que se encontrem, com urgência, alternativas a essa circulação. Solicitar ao ministro do planeamento e das infra-estruturas um ponto de situação quanto à informação prestada pelo IMT. Solicitar ao ministro da administração interna que determine a avaliação do risco de segurança a que está sujeita a vila de Alpedrinha pela passagem de veículos desta tipologia.”

A Assembleia municipal do Fundão vai ainda solicitar à Comissão Europeia informações sobre a conformidade dos túneis da gardunha com a legislação europeia.

José Pina, da bancada do PS, recordou à assembleia as conclusões, de 2016, do grupo de trabalho criado no âmbito da Comissão Nacional de Transportes e Mercadorias Pesadas para adequar os itinerários abrangidos por estas restrições.

“As restrições à circulação de veículos perigosos no túnel da Gardunha, não foram objecto de análise no grupo de trabalho, na medida em que eventuais alterações dependem da decisão decorrente da auditoria de segurança efectuada pela entidade competente do túnel.”

Uma situação que levou a bancada do PS a solicitar uma reunião ao secretário de estado de valorização do interior e à Globalvia, que detém actualmente a concessão da Auto estrada da Beira Interior. Encontros que estão marcados para a próxima semana.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados