RCB/TuneIn
Sábado, 25 Mai 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
1º MAIO: AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO E FIM DO TRABALHO PRECÁRIO
Rádio Cova da Beira
Duas das reivindicações da CGTP/IN que a União de Sindicatos de Castelo Branco reafirmou nas comemorações do Dia do Trabalhador, na intervenção sindical da festa comício, que decorreu no jardim público da Covilhã.
Por Paulo Pinheiro em 02 de May de 2019

O coordenador da USCB sublinhou a grande adesão popular que todas as acções desta quarta-feira registaram (Tortosendo, na caminhada da Vila do Carvalho – Covilhã e na prova de atletismo, e também na festa comício) e garantiu que “não há alternativa à luta” exortando os trabalhadores a participarem nas iniciativas que em breve vão acontecer.

Num discurso com críticas ao Governo, PS e à direita e também a alguns outros sindicatos que gostam de assinalam a data “em convívios inócuos, sem sentido, sem conteúdo e apenas com o objectivo de procurar fazer esquecer que o 1º de Maio está intimamente ligado à luta pela redução do horário de trabalho, pelo aumento do salário e pelos direitos de quem trabalha. Pela valorização do trabalho e dos trabalhadores. Esquecer isto neste dia é fazer o frete aos patrões”, disse.


Luís Garra defendeu o enceramento aos domingos e feriados das grandes superfícies, deixou o aviso que as alterações às leis laborais vão ter forte oposição dos sindicatos da CGTP e anunciou a criação de um “amplo movimento” que reivindica a construção da ligação Idanha-a-Nova à A23, O IC 31, o IC6, a requalificação das estradas, o apoios aos passes na região e preços acessíveis nas ligações ferroviárias entre Guarda, Covilhã, Fundão e Castelo Branco. Quanto ao salário mínimo, a CGTP defende o aumento gradual para 850 euros.


NA Covilhã, a festa / comício contou com a participação de vários grupos musicais, que animaram a tarde, assim como de vários escritores da região.

No final, à RCB, o coordenador da USCB destacou também o direito à greve como “uma conquista de Abril”.

 

 oiça aqui em: https://audiomack.com/song/cova-da-beira/dia-trabalhador…


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados