RCB/TuneIn
Terça, 15 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
VALES DO RIO GANHA DOIS NOVOS EQUIPAMENTOS
Rádio Cova da Beira
Vales do Rio esteve em festa para inaugurar novo espaço de lazer e celebrar a abertura da nova valência do Centro Social que, além de centro de dia e apoio domiciliário, passa a dispor de 13 camas. Um sonho antigo tornado agora realidade.
Por Paula Brito em 30 de Apr de 2019

"A concretização desta obra foi conturbada e levou-nos a ter que contornar diversos obstáculos para a conseguir, mas conseguimos. Tratou-se de um investimento significativo de 125 mil euros, em obras e equipamento. A sua concretização só foi possível graças ao apoio da câmara municipal que comparticipou em 100 mil euros, o que nos permitirá pagar o empréstimo que contraímos junto de uma instituição bancária”. Salientou o presidente da direcção do centro, João Paulo Vaz.

Sem comparticipação por parte da Segurança Social para nenhuma das 13 camas, o director regional falou da necessidade de aumentar o número de camas “para tornar o investimento sustentável”, prometeu empenho nas comparticipações necessárias e lembrou que a nova valência permite também aumentar a capacidade do centro de dia e apoio domiciliário.

A abertura desta nova valência veio melhorar ainda mais a resposta que o concelho tem na área social, frisou o presidente da câmara, Vítor Pereira.

“Eu acho que o concelho da Covilhã tem uma boa resposta, contudo, reconheço que é necessário mais, e não nos conformamos com o que temos. Vamos exigir mais do estado central e vamos dar o nosso máximo para que outras instituições beneficiem desta ajuda, em igualdade de circunstâncias, e dentro do princípio da necessidade e da  proporcionalidade.”

Para o presidente da junta de freguesia da União de Peso e Vales do Rio, Rui Amaro, o investimento agora inaugurado, que permitiu um aumento de sete para 17 postos de trabalho, é uma mais-valia para a freguesia.

“O centro social colmatou uma grande procura que existe na nossa zona, aqui já entraram as 13 e têm uma lista de espera ainda de 17, precisa de mais camas para ter mais resposta e viabilidade económica.”

Para além do lar foi também inaugurado o novo espaço de lazer da aldeia.

“Foi um investimento que a junta prometeu no início deste mandato, fizemos um protocolo com a Fábrica da igreja, porque era para ser feito lá a igreja, não foi possível e estava ali ao abandono, nós até dizíamos que era a lixeira de Vales do Rio”. Agora é um espaço de lazer “digno do concelho da Covilhã” refere o autarca sobre o investimento de 77 mil euros, comparticipado em 35 mil pela câmara da Covilhã, 30 mil pela junta de freguesia e o restante veio do apoio de empresas de Vales do Rio e de donativos.

Rui Amaro pensa já nos próximos investimentos para a União de freguesias “a requalificação do largo 25 de Abril no Peso e o arranjo dos passeios na Estrada Nacional”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados