Em comunicado, a GNR refere que o objectivo da operação “é o de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações e nas celebrações religiosas, reforçando ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes”.
A maioria das pessoas que participam nas peregrinações efectua o percurso a pé, em grupos numerosos, circulando muitas vezes em vias com tráfego intenso e com bermas estreitas ou com ausência das mesmas, o que as torna utilizadores da via mais vulneráveis. Para estes peregrinos a GNR deixa vários conselhos.
Andar em fila indiana; Sinalizar o início e o fim dos grupos; Não andar na estrada, mas sim pela berma; Caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito; Não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões; Usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes reflectores; Se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada; Não usar auscultadores para ter a percepção do meio envolvente; Não utilizar o telemóvel durante a caminhada, evitando distracções; Não andar sozinho(a) durante a noite e tomar especiais cuidados ao atravessar as vias.