RCB/TuneIn
Quinta, 18 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
PESCA À PLUMA NO PAÚL
Rádio Cova da Beira
Pelo segundo ano consecutivo a Ribeira do Paul (Covilhã), recebe uma prova do Campeonato Nacional de Pesca à Pluma que se realiza este fim-semana, dias 27 e 28 de Abril.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Apr de 2019

Organizada pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD), com o apoio da Associação de Caçadores e Pescadores do Paul (ACPP) e Junta de Freguesia do Paul, a prova  "é um acontecimento que certamente vai fazer emergir as potencialidades tantas vezes propaladas e poucas reconhecidas de um dos ex-líbris da vila - a sua ribeira, que tem sido objecto de  uma requalificação  ao nível da sua limpeza e embelezamento, particularmente, na zona do parque que está a ser executado de forma faseada pela autarquia local", refere a comissão organizadora.

Como prova nacional  leva até às margens da Ribeira do Paul e até à própria vila muitos forasteiros e amantes deste tipo pesca sem morte.

De acordo com depoimentos dos participantes do ano passado, "paisagens ímpares, bons açudes, truta nativa a proporcionar capturas interessantes", foram alguns elogios elencados por quem sabe da pesca sobre a Ribeira do Paul. Disseram mais. “É um diamante da natureza com grande potencial para esta actividade piscatória, apontando voos mais altos para este recurso hídrico que está no coração dos paulenses.

Os especialistas da área afirmam que, “a pesca à Pluma, que para muitos é apenas um desporto, para outros é uma arte. A forma de lançar a linha, a dedicação e o estudo nas pesquisas de montagem das moscas, para que estas não passem despercebidas aos olhos das trutas, respeitar o meio ambiente tentando não prejudicar a fauna e a flora nos nossos pesqueiros, preservar as espécies que existem em número diminuto, devolvendo todas as capturas ao rio (peixes), são regras que todos deveriam usar como base no desenvolvimento desta prática desportiva. Nos dias que correm, esta fantástica modalidade desportiva está ao alcance de todos. Basta ter alguns conhecimentos mínimos de pequenas regras da prática desta pesca para esta se tornar possível. A perfeição de cada um será atingida com a prática e com o tempo”.

Os defensores da Ribeira do Paul, têm vindo a afirmar que tem excelentes condições para este tipo de actividades. A própria FPPD  confirmou  ao decidir levar  para a freguesia do Paul esta prova "que  dignifica a oferta turística e dá visibilidade a este recurso da terra que poderá ser o catalisador para a sua rentabilização e  ser uma aposta vencedora para desenvolver o turismo local, aliás,  esta escolha da ribeira do Paul é  relevante, sobretudo se  pensarmos  que ao nível nacional só mais quatro locais recebem esta competição, nomeadamente: Rio Vez - Arcos de Valdevez; Lago Vale Rossim - Serra Estrela;  Rio Olo - Mondim Basto e Rio Alva – Penacova", destaca a organização.

Para a ACPP é uma estreia porque pela primeira vez tem a competir  por si o pescador André Gomes, "como tal a expectativa é grande  como grande  é o sentimento comungado pela   autarquia paulense que  esta é  mais uma oportunidade para  continuar a afirmar  a Ribeira do Paul como destino piscatório", referem os promotores do evento. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados