RCB/TuneIn
Quinta, 12 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
BELMONTE ASSINALA DIA DO CONCELHO
Rádio Cova da Beira
As comemorações do dia do concelho de Belmonte tiveram como ponto alto a celebração de um acordo de geminação com a prefeitura brasileira de Colatina e pela inauguração da nova praça das descobertas. Iniciativas que, de acordo com António Dias Rocha, sublinham a importância de o concelho se abrir aos novos mundos.
Por Nuno Miguel em 26 de Apr de 2019
“Inauguramos esta nova praça que é enriquecida com um monumento da autoria de um belmontense, Daniel Nave, e que marca a nossa vocação de abertura ao mundo. Este monumento é uma caravela estilizada e que abre o nosso concelho aos novos ventos e a novas mentalidades. É também neste espírito que estamos a assinar uma geminação com a prefeitura de Colatina e só esta vocação de expansão e abertura nos permite desenvolver Belmonte, uma vila encravada no interior de um país com muitas assimetrias. Este olhar para fora com o fortalecimento de contactos e a teia de geminações que estamos a desenvolver é o nosso caminho e a solução para muitos dos nossos problemas”.    
Sérgio Meneguelli, prefeito da cidade brasileira de Colatina, destaca também a importância deste acordo de geminação e espera que ela possa trazer resultados positivos para as duas localidades “esperamos que este acordo que estamos a celebrar agora possa trazer mais desenvolvimento para Belmonte e para Colatina. Os senhores não conseguem imaginar a importância e a alegria que isso representa para os colatinenses porque somos a primeira cidade do Brasil que não faz parte da costa do descobrimento a estar envolvida numa geminação como esta. Só o facto de esta carta ser assinada já significa que aumente o respeito por Colatina em todo o Brasil”.  
Mas também a cidade brasileira de São Paulo está interessada em vir a celebrar um acordo de geminação com Belmonte. Uma vontade expressa pelo prefeito daquela cidade numa carta enviada ao presidente da câmara de Belmonte e que foi lida por Óscar Castelo Branco, deputado do parlamento estadual de São Paulo “essa geminação viria respeitar os laços culturais, históricos, políticos e militares que unem o Brasil e Portugal há 519 anos, em particular com a vila de Belmonte, terra natal do capitão mor Pedro Álvares Cabral que é uma das figuras mais marcantes e importantes da história dos dois países”. 
Uma ideia que merece total abertura por parte do presidente da câmara de Belmonte. Para António Dias Rocha o conteúdo da carta que recebeu é bem revelador da importância com que a terra natal de Pedro Álvares Cabral tem junto de toda a comunidade brasileira “é um desafio extraordinário com uma cidade que tem 20 milhões de habitantes e que pertence a um estado onde vivem mais de 40 milhões de pessoas. O importante não é apenas valorizar o que nos foi transmitido verbalmente mas o que vem escrito na carta, que eu já tive oportunidade de ler, e que reconhece a importância de Belmonte enquanto local onde nasceu Pedro Álvares Cabral. Vamos tentar aproveitar isso ao máximo e divulgar que existimos cada vez mais no Brasil. Os brasileiros viajam muito e espero que possam vir conhecer-nos melhor. O turismo é uma actividade que tem uma importância muito grande para um concelho como o nosso e por isso vamos tentar aprofundar estes laços e até tentar, porque não, que haja investimentos brasileiros que possam aqui ser concretizados”.      
Comemorações do dia do concelho de Belmonte que ficaram ainda marcadas pela entrega da medalha de prata ao historiados David Canelo, antigo vereador na autarquia e actual director do agrupamento de escolas Pedro Álvares Cabral, ao músico Vicente Reis pelos 40 anos de ligação à banda filarmónica da vila, ao centro cultural, desportivo e recreativo de Colmeal da Torre e ainda à empresa do sector automóvel “Carina e Gonçalves”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados