RCB/TuneIn
Sábado, 25 Mai 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MUTUALISTA TRAZ “CAFÉ MEMÓRIA” À COVILHÃ
Rádio Cova da Beira
A associação Mutualista Covilhanense, através do seu gabinete de apoio ao familiar e pessoa doente de Alzheimer vai trazer à Covilhã no próximo dia nove de Maio a iniciativa “Café Memória faz-se à estrada”. Trata-se de um projecto dinamizado a nível nacional pela associação Alzheimer Portugal e pelo grupo Sonae Sierra.
Por Nuno Miguel em 26 de Apr de 2019

Em comunicado, a instituição refere que se trata de um projecto itinerante que tem como principal objectivo “sensibilizar sobre as demências, de forma descontraída e informal”. Na cidade da Covilhã vão decorrer duas sessões; a primeira decorre entre as 11:00 e as 13:00 na faculdade de ciências sociais e humanas da UBI mais direccionada para a comunidade académica e a segunda decorre entre as 15:00 e as 17:00 na biblioteca municipal da Covilhã e destina-se ao público em geral.

 

A instituição acrescenta que esta iniciativa consiste “numa intervenção comunitária na área das demências complementar à resposta técnica e destina-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores, concretizando-se com a criação de locais de encontro para partilha de informação, experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou acção social e voluntários. Trata-se de um projecto que visa também contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas destas pessoas e famílias se encontram e sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado”.

 

A nível nacional, o “Café Memória faz-se à estrada” tem como parceiros institucionais as fundações Montepio e Calouste Gulbenkian e o instituto de ciências da saúde da universidade católica portuguesa. Este projecto nasceu de uma iniciativa similar, lançada em 2013, e tem actualmente com 19 locais de encontro em todo o país e o contributo de mais de 60 entidades parceiras. Um projecto que pretende continuar a expandir-se “para chegar às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos” refere a Mutualista Covilhanense neste comunicado.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados