Em comunicado, a instituição refere que se trata de um projecto itinerante que tem como principal objectivo “sensibilizar sobre as demências, de forma descontraída e informal”. Na cidade da Covilhã vão decorrer duas sessões; a primeira decorre entre as 11:00 e as 13:00 na faculdade de ciências sociais e humanas da UBI mais direccionada para a comunidade académica e a segunda decorre entre as 15:00 e as 17:00 na biblioteca municipal da Covilhã e destina-se ao público em geral.
A instituição acrescenta que esta iniciativa consiste “numa intervenção comunitária na área das demências complementar à resposta técnica e destina-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores, concretizando-se com a criação de locais de encontro para partilha de informação, experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou acção social e voluntários. Trata-se de um projecto que visa também contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas destas pessoas e famílias se encontram e sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado”.
A nível nacional, o “Café Memória faz-se à estrada” tem como parceiros institucionais as fundações Montepio e Calouste Gulbenkian e o instituto de ciências da saúde da universidade católica portuguesa. Este projecto nasceu de uma iniciativa similar, lançada em 2013, e tem actualmente com 19 locais de encontro em todo o país e o contributo de mais de 60 entidades parceiras. Um projecto que pretende continuar a expandir-se “para chegar às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos” refere a Mutualista Covilhanense neste comunicado.