RCB/TuneIn
Sexta, 19 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COMARCA PROMOVE NOVAS EXPOSIÇÕES EM 2019
Rádio Cova da Beira
A comarca do tribunal de Castelo Branco vai avançar, ainda este ano, com a realização de duas novas exposições relacionadas com processos encontrados no sótão do tribunal judicial da Covilhã.
Por Nuno Miguel em 23 de Apr de 2019
A primeira exposição deve ser inaugurada durante o mês de Junho e vai ser dedicada à imprensa regional e onde vão ser mostrados alguns exemplares únicos de jornais que existiram na Covilhã nos últimos dois séculos, como referiu à RCB o juiz presidente do tribunal da comarca de Castelo Branco “temos originais do primeiro jornal que foi publicado na Covilhã assim como vamos ter do Fundão. É uma exposição que também vai ter a colaboração dos semanários «Jornal do Fundão» e «Notícias da Covilhã» e que eu penso que vai ser muito interessante porque vamos ter aqui exemplares de jornais que foram editados na sua época e que não se encontram em muitos lados. E todos estes jornais tem quase tudo aquilo que é preciso para conhecer muito da história da Cova da Beira porque os casos acabavam por ir também parar todos aos jornais”.    
A outra exposição está relacionada com processos relacionados com os impactos que as guerras liberais tiveram na região. De acordo com José Avelino Gonçalves “tenho uma quantidade generosa de processos relacionados com os impactos nesta região e que estão relacionados com a guerra dos dois irmãos. Eu gostaria muito que essa exposição pudesse avançar ainda este ano. Embora só em 2020 se assinalem os 200 anos da constituição liberal, eu gostaria de em Outubro ou Novembro poder inaugurá-la. Posso também dizer-lhe que ela vai conter os processos de alguns comerciantes da região que tiveram de fugir por causa de estarem a ser perseguidos pelos miguelistas”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados