RCB/TuneIn
Quinta, 22 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PROJECTO DO IPCB DISTINGUIDO
Rádio Cova da Beira
O Programa da Pressão Arterial da Beira Baixa (PPABB) foi distinguido no 24.º Congresso Português de Cardiopneumologia com o prémio APTEC – Jovens Investigadores, no seguimento do estudo sobre a prevalência da Hipertensão Arterial no concelho da Covilhã durante os anos 2017 e 2018 realizado por Márcia Santos, licenciada em Fisiologia Clínica pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
Por Paulo Pinheiro em 22 de Apr de 2019

É a segunda vez, desde o início da publicação de resultados, que os investigadores do Projecto PPABB ganham um prémio de melhor investigação. 

A hipertensão arterial é um problema de saúde pública em crescendo e associada a elevadas taxas de mortalidade e morbilidade na população mundial. Esta realidade reflecte-se também em Portugal e nomeadamente na província da Beira Baixa, onde um estudo realizado a 11316 indivíduos encontrou uma prevalência de 52,5% de hipertensos.

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB (ESALD), em conjunto com a Escola Superior de Tecnologia do IPCB (ESTCB), desenharam uma aplicação, de acesso gratuito, para ajudar a população a monitorizar os seus valores de Pressão Arterial e ajudar a alertar "novos casos", através da análise dos resultados, optimizando simultaneamente a escolha terapêutica. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados