RCB/TuneIn
Sexta, 19 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BOIDOBRA: RANCHO CANTA OS MARTÍRIOS
Rádio Cova da Beira
Depois do interregno de um ano, a Boidobra volta a ouvir o canto dos Martírios. Na quinta-fira, 18 de Abril, quando forem 22 horas e as luzes se desligarem ficando as ruas iluminadas apenas pela lua... o Rancho Folclórico da vila canta os Martírios.
Por Paulo Pinheiro em 16 de Apr de 2019

Com a duração aproximada de 35 minutos, era um hábito na freguesia por altura da Quaresma, a população assistir  a "este exemplo vivo de como eram os cânticos quaresmais. Contam, quadra por quadra, todo o sofrimento, toda a agonia, todo o martírio de Cristo na Cruz", refere o rancho. 


"Cada quadra narra o sofrimento de cada parte do corpo de Jesus Cristo desde o cabelo aos pés. Tendo, com o desenrolar do cântico, uma sequência certa que se sucede de quadra para quadra, havendo prejuízo para o mesmo de se saltar alguma. Eram cantadas alternadamente por duas pessoas com boa voz que colocando-se nos pontos mais altos dentro da aldeia, teriam de se fazer ouvir uma à outra, não interessando a distância entre elas", explicam os responsáveis daquela colectividade da Boidobra.

Refira-se que os cânticos não eram acompanhados por qualquer instrumento musical.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados