RCB/TuneIn
Terça, 20 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
COL√ďQUIOS DA LUSOFONIA VOLTARAM A BELMONTE
Rádio Cova da Beira
D. Carlos Ximenes Belo considera que a realização em Belmonte de mais uma edição do colóquio da Lusofonia foi mais uma oportunidade para aproximar culturalmente todos os povos falantes da língua Portuguesa.
Por Nuno Miguel em 16 de Apr de 2019
O prémio nobel da paz em 1996 foi uma das personalidades que marcou presença na trigésima primeira edição desta iniciativa, que decorreu no último fim de semana, e onde expressou o desejo de que a iniciativa possa continuar a ser dinamizada para promover uma maior aproximação entre os povos “realizamos este encontro novamente em Belmonte com o intuito de conhecer melhor a cultura deste povo e também para que os diferentes comunicadores que aqui estão do Brasil, de Cabo Verde e de Timor que também querem reforçar esta inter ligação entre nós. Os valores culturais são algo que nos identifica e que simultaneamente nos une uma vez que tomos somos povos falantes da língua portuguesa”.   
A realização do colóquio da lusofonia deu o pontapé de saída para as festas do concelho de Belmonte, que vão decorrer entre 24 e 28 de Abril. O programa de animação musical apresenta os “The Gift”, “Resistência” e Toy como principais cabeças de cartaz e o valor da entrada nos espectáculos vai reverter integralmente para apoiar os bombeiros voluntários daquela vila. Para além disso, este ano a responsabilidade de gestão dos bares do pavilhão municipal vai estar a cargo das colectividades do concelho que vão implementar o uso de um copo amigo do ambiente para evitar o consumo de plásticos, como refere o presidente da câmara municipal “só estes copos é que vão poder ser utilizados durante as festas. Nós vamos fazê-los e depois as colectividades vão ter de os comprar e depois revendê-los. Vamos ter três dias com grandes espectáculos em que o valor da entrada vai ser de dois euros por dia. Esse valor vai reverter integralmente para os bombeiros mas vai também haver um bilhete para os três dias com um custo de cinco euros”.    
António Dias Rocha acredita que o cartaz deste ano das festas do concelho vai também ser uma oportunidade para criar uma maior dinamização turística em torno do evento “uma vez que este ano o 25 de Abril calha perto do fim de semana queremos proporcionar a todos os belmontense uns dias de lazer, que se divirtam e que aproveitem para assistir a um conjunto de bons espectáculos. Também sei que as festas do concelho atraem também sempre muita gente de outros concelhos vizinhos e muitos estudantes da universidade e dos politécnicos. Por isso estas festas são também uma oportunidade de promover e divulgar junto deles as potencialidades do nosso concelho”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados