RCB/TuneIn
Terça, 25 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
PCP QUESTIONA GOVERNO SOBRE ESCOMBREIRA NO CABEÇO DO PIÃO
Rádio Cova da Beira
O PCP interrogou o Governo sobre os riscos ambientais e de saúde pública da poluição registada no vale do Rio Zêzere provocada por detritos acumulados da exploração das Minas da Panasqueira.
Por Paulo Pinheiro em 15 de Apr de 2019
Os comunistas pretendem saber que diligências o Governo já efectuou para que a empresa cumpra com as suas obrigações, nomeadamente no que respeita à sua responsabilidade na intervenção para assegurar a estabilidade das escombreiras e da barragem de lamas. 
Na pergunta entregue na Assembleia da República, e dirigida ao Ministério do Ambiente, e face ao risco ambiental existente, o Grupo Parlamentar do PCP quer saber que medidas estão a ser tomadas para garantir a qualidade da água no rio Zêzere e salvaguardar e eliminar  focos poluidores das águas do rio Zêzere, a montante da albufeira da barragem do Cabril, bem como para proteger as populações residentes nas proximidades das escombreiras. 
"Naquele depósito estarão materiais perigosos como zinco, chumbo, cobre, volfrâmio, arsénio, ferro e manganês, e a barragem existente apresenta já bastantes fissuras que fazem escorrer para o leito do rio águas lixiviosas com aqueles metais", refere o PCP, em comunicado.
Os comunistas indicam ainda a existência de estudos de várias instituições científicas e ambientais "sobre o risco de colapso da barragem de lamas, com elevado teor de arsénio, que pode vir a contaminar a água do Rio Zêzere".

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados