RCB/TuneIn
Sábado, 20 Abr 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MIGUEL ARRIAGA VENCE PRÉMIO FRANCISCO GEORGE
Rádio Cova da Beira
Doutorado em psicologia na universidade da Beira Interior, Manuel Arriaga venceu o Prémio de Saúde Pública Francisco George. O galardão distingue a tese em psicologia, intitulada “O Impacto do Evento na Resposta ao Trauma”.
Por Paulo Pinheiro em 14 de Apr de 2019

Miguel Telo de Arriaga defendeu a tese na Universidade da Beira Interior (UBI) em Março do ano passado e foi o vencedor da edição de 2018 do Prémio de Saúde Pública Francisco George, num total de 29 trabalhos a concurso.

 

Instituído pelo Ministério da Saúde em outubro de 2017, data em que Francisco George cessou as funções de Director-Geral da Saúde, o Prémio procura distinguir trabalhos e estudos de investigação, inéditos e inovadores, em temas de saúde pública de relevante interesse e impacto para a defesa da saúde pública.

 

O doutorado em Psicologia salienta que é um “privilégio” vencer este Prémio. “Mostra a excelência da investigação realizada na UBI, sendo que o sucesso deste estudo deve muito ao trabalho dos meus orientadores”, referindo-se Miguel Telo de Arriaga a Paula Saraiva Carvalho e Manuel Loureiro, docentes e investigadores do Departamento de Psicologia e Educação da UBI.

 

A Tese “O Impacto do Evento na Resposta ao Trauma” visou uma compreensão do novo conhecimento científico, onde se permite perceber o impacto de diferentes eventos traumáticos. Os resultados, “inovadores”, apresentaram diferenças entre os eventos traumáticos estudados e o impacto causado por cada um, nomeadamente no que respeita à sintomatologia Depressiva, Perturbação Stresse Pós-Traumático, Suporte Social e Qualidade de Vida, corroborando o facto de as características dos diferentes eventos terem papel importante no impacto causado.

 

O trabalho de investigação de Miguel Telo de Arriaga foi apreciado pelo Júri do Prémio, tendo em conta o carácter de originalidade, excelência, aplicabilidade ou utilidade futura, a possibilidade da sua replicação e a sua relevância e impacto na defesa da saúde pública.

 

O Prémio de Saúde Pública Francisco George – 2018 foi entregue na cerimónia pública a realizada no Dia Mundial da Saúde.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados