RCB/TuneIn
S√°bado, 20 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
EX√ČRCITO TESTA CAPACIDADES EM IDANHA-A-NOVA
Rádio Cova da Beira
Cerca de 300 operacionais do ex√©rcito portugu√™s v√£o estar envolvidos no exerc√≠cio ‚ÄúF√©nix 2019‚ÄĚ que vai decorrer no concelho de Idanha entre 14 a 17 de Abril. O objectivo passa por testar a capacidade de resposta dos militares em situa√ß√Ķes de cat√°strofes naturais e tecnol√≥gicas.
Por Nuno Miguel em 11 de Apr de 2019
O exercício vai decorrer sob a forma de um simulacro, em que vai ser testado o plano de emergência distrital num cenário de rotura parcial da barragem Marechal Carmona. De acordo com o comandante do regimento de apoio militar de emergência, Mário Álvares, este exercício “pretende exercitar um conjunto de valências e testar a prontidão e competência de várias unidades, de forma a proteger pessoas e bens”.
Na apresentação deste exercício, o presidente da câmara de Idanha sublinhou que aquele concelho está localizado “no centro do eixo Lisboa-Porto-Madrid e, por isso, é uma boa escolha do exército para testar respostas de emergência”. Armindo Jacinto lançou o repto para futuramente também ser testada, num outro exercício, a resposta a uma hipotética falha na central nuclear de Almaraz.
Para além dos 300 efectivos do exército que vão estar envolvidos neste simulacro, vão ainda participar mais uma centena de elementos de outras organizações como a autoridade nacional de protecção civil, bombeiros, GNR, INEM e da Cruz Vermelha Portuguesa.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados