RCB/TuneIn
Terça, 10 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CUIDADO COM AS BURLAS
? o lema da campanha de sensibiliza??o que o destacamento da GNR do Fund?o e Penamacor vai promover junto dos idosos nos centros de dia dos dois concelhos.
Por Paula Brito em 13 de Feb de 2008

Outras da categoria:

A iniciativa insere-se numa campanha nacional do Ministério da Administração Interna com o objectivo de sensibilizar os idosos para as burlas. As acções consistem na deslocação de agentes da GNR aos centros de dia para informar os idosos sobre a actuação dos burlões que segundo o comandante do destacamento "são pessoas geralmente bem vestidas, bem falantes e com falsas identidades, apresentam-se como familiares ou amigos de familiares funcionários de instituições, etc". Alguns dos conselhos que a GNR vai transmitir nestas acções são adiantados por João Reis em entrevista à RCB "não confie em estranhos, desconfie de esquemas que lhe ofereçam dinheiro fácil, e em caso de suspeita ligue para um familiar ou para a própria GNR."

Apesar dos concelhos do Fundão e Penamacor terem um elevado número de pessoas idosas as queixas de burlas apresentadas no último ano não têm qualquer significado "não temos queixas" garante o comandante que recorda o único caso de burla do ano passado que ficou conhecido pelo caso dos envelopes e cujas vítimas não eram apenas idosos "as pessoas recebiam uma encomenda à cobrança e depois de pagaram verificavam que não continha nada dentro, mas o caso está encerrado".

A GNR vai aproveitar estas acções para criar uma base de dados com a identificação dos idosos que vivem sozinhos e estão mais vulneráveis a este tipo de situações "vamos preencher uma ficha com a identificação, morada e contacto". Para além destas acções nos centros de dia a operação idosos em segurança vai também envolver patrulhamento em algumas aldeias pelos locais de residência dos idosos mais isolados.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados