RCB/TuneIn
Sábado, 20 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MAIS DE 300 SÉNIORES EM SILVARES
Rádio Cova da Beira
Cerca de 300 seniores de mais de duas dezenas de instituições dos concelhos de Fundão e Covilhã marcaram presença esta terça-feira nas V Olimpíadas promovidas pela Associação de Solidariedade de Silvares. A iniciativa começou há cinco anos e tem vindo todos os anos a aumentar o número de participantes.
Por Paula Brito em 09 de Apr de 2019

“Paulatinamente tem vindo a crescer o número de inscrições, de IPSS, estão aqui 12 instituições do concelho do Fundão e 11 do concelho da Covilhã, pela primeira vez quase de forma paritária.”

Segundo o presidente da Associação que gere o centro comunitário das Lameiras em Silvares, Carlos Jerónimo, este evento e os seus objectivos, não se esgotam no dia.

“O que aqui está a acontecer é o corolário do que aconteceu nas instituições que tiveram acesso ao regulamento e estiveram horas a treinar para estar aqui em grande forma.”

Este ano, pela primeira vez, as olimpíadas contaram com a colaboração da Universidade da Beira Interior. 10 alunos da disciplina exercício e envelhecimento do mestrado de exercício e saúde participaram activamente nas olimpíadas. Para o professor de mestrado Rui Brás, a pratica regular do exercício físico pode ajudar a atenuar os efeitos do envelhecimento a nível físico e cognitivo.

“Nós temos feito algum trabalho de intervenção e investigação no que diz respeito a conciliar o exercício com essas capacidades, ou seja, não é o exercício pelo exercício, mas que a realização do exercício tente ir ao encontro das questões como a memória, coordenação… nós por exemplo hoje trouxemos algumas actividades que implicam descolamentos mas com alguma informação sensorial, como um tapete onde tinham que fazer uma progressão em função de uma sequência de cores.”

Do concelho do Fundão, pela primeira vez, participou o Centro Assistencial e Social dos Três Povos, como referiu à RCB a animadora social Juliana Rondão.

“É a primeira vez, estão a adorar, está a correr muito bem, nós na nossa instituição praticamos desporto duas vezes por semana, entre outras actividades.”

Também pela primeira vez, do concelho da Covilhã, vieram oito utentes do Centro de Apoio a crianças e idosos de Cortes do Meio. O director técnico Jorge Viegas, disse que este ano decidiram aceitar o convite.

“Silvares já nos tinha feito o convite nas edições anteriores, mas este ano conjugaram-se uma série de factores que nos permitiram participar, é um dia diferente, são actividades destas que fazem a diferença no panorama nacional”.

No panorama regional as olimpíadas sénior em Silvares já fazem parte do calendário de actividades das instituições de apoio à terceira idade.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados