RCB/TuneIn
Terça, 21 Mai 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
NOVA VALÊNCIA EM FUNCIONAMENTO
Rádio Cova da Beira
O centro de inovação empresarial da Beira Interior acaba de criar uma nova valência. Trata-se do espaço “Talento Jovem”. Um projecto que está a ser desenvolvido em parceria com o instituto de desenvolvimento económico, formação e emprego da comunidade espanhola de Leon e que pretende potenciar o aparecimento de novas empresas a partir do conhecimento produzido no meio académico.
Por Nuno Miguel em 07 de Apr de 2019
Um projecto que foi publicamente apresentado na Covilhã e que, de acordo com o director do CIEBI, pretende também reforçar a aposta na internacionalização de empresas nos dois lados da fronteira “trata-se de um projecto que está a ser dinamizado com a região espanhola de Leon e que tem como objectivo dinamizar a criação de «start up´s» e promover a dinamização de intercâmbios e sinergias entre empresas dos dois lados da fronteira. Este espaço vai funcionar nas instalações do Ciebi e em simultâneo com o nosso parceiro espanhol. Esta também perspectivada uma incubadora virtual que já está em fase de elaboração e isso é uma mais valia para quem quiser criar a sua empresa e não necessita de estar incubado fisicamente. Basta passar da ideia à prática porque aquilo que nós queremos é apoiar empresas já constituídas ou em adiantado estado de constituição”.      
No âmbito do trabalho de preparação desta parceria foi efectuado um diagnóstico ao nível regional que permitiu identificar 22 empresas dos dois lados da fronteira e que, de acordo com João Carvalho, podem agora reforçar as suas ligações comerciais. Para além das empresas já identificadas, o director do CIEBI refere que há outras áreas comuns a Portugal e Espanha em que foram identificadas potencialidades por explorar e que em breve podem estar na base de criação de novas áreas de negócio “no âmbito deste projecto foram realizados três estudos, um ligado às biotecnologias, outro às agro-indústrias e um terceiro ligado ao turismo. Há um quarto estudo que estamos em vias de concretizar ligado às novas tecnologias. Isso permite-nos concluir desde já que existem várias oportunidades e potencialidades que continuam por explorar e que podem ter uma componente forte ao nível da internacionalização.  

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados