RCB/TuneIn
Quarta, 26 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
CIM BSE: DESCONTOS NOS TRANSPORTES EM MAIO
Rádio Cova da Beira
A comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE) s√≥ vai aderir em Maio ao programa de apoio √† redu√ß√£o do tarif√°rio da rede de transportes p√ļblicos.
Por Nuno Miguel em 31 de Mar de 2019

Inicialmente estava previsto que essa adesão fosse formalizada já no início de Abril mas, de acordo com o secretário executivo da CIM, esse prazo foi prorrogado uma vez que há ainda aspectos que importa articular como é o caso da definição de tarifários comuns com outras regiões limítrofes

 

“Estamos a agendar reuniões com os colegas das comunidades intermunicipais da Nut II Centro no sentido de termos uma proposta mais ou menos consensualizada, nomeadamente naquilo que se refere aos transportes inter-regionais porque convinha que nos articulássemos comas outras comunidades para no nosso território a percentagem de redução, por exemplo, ser de 30 ou 40% e na CIM vizinha ser de 50%. Não faz sentido”, sustenta.   

 

A comunidade está também a promover um conjunto de reuniões com as operadoras de transportes para que todo o processo esteja articulado quando a medida entrar em vigor. A proposta da CIM aponta para reduções na ordem dos 30 a 40 por cento

 

“Queríamos que estes valores andassem na casa dos 30 a 40% de reduções nos casos gerais. Esta é a nossa proposta que deve ser validada pelo conselho intermunicipal onde os presidentes das câmaras têm assento. Se conseguirmos reduções na ordem dos 30% a 40% é significativo ainda com a possibilidade de nós podermos reduzir com uma percentagem maior a famílias mais numerosas. É uma medida que pode beneficiar muita gente carenciada”, defende.   

 

A comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela vai ter um apoio para a implementação desta medida na ordem dos 400 mil euros, no âmbito da delegação de competências para os transportes interurbanos. Nos casos da Covilhã e da Guarda os municípios estão a trabalhar de forma independente do processo relacionado com a rede de transportes urbanos.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados