RCB/TuneIn
Domingo, 05 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
CIM BSE: DESCONTOS NOS TRANSPORTES EM MAIO
Rádio Cova da Beira
A comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE) só vai aderir em Maio ao programa de apoio à redução do tarifário da rede de transportes públicos.
Por Nuno Miguel em 31 de Mar de 2019

Inicialmente estava previsto que essa adesão fosse formalizada já no início de Abril mas, de acordo com o secretário executivo da CIM, esse prazo foi prorrogado uma vez que há ainda aspectos que importa articular como é o caso da definição de tarifários comuns com outras regiões limítrofes

 

“Estamos a agendar reuniões com os colegas das comunidades intermunicipais da Nut II Centro no sentido de termos uma proposta mais ou menos consensualizada, nomeadamente naquilo que se refere aos transportes inter-regionais porque convinha que nos articulássemos comas outras comunidades para no nosso território a percentagem de redução, por exemplo, ser de 30 ou 40% e na CIM vizinha ser de 50%. Não faz sentido”, sustenta.   

 

A comunidade está também a promover um conjunto de reuniões com as operadoras de transportes para que todo o processo esteja articulado quando a medida entrar em vigor. A proposta da CIM aponta para reduções na ordem dos 30 a 40 por cento

 

“Queríamos que estes valores andassem na casa dos 30 a 40% de reduções nos casos gerais. Esta é a nossa proposta que deve ser validada pelo conselho intermunicipal onde os presidentes das câmaras têm assento. Se conseguirmos reduções na ordem dos 30% a 40% é significativo ainda com a possibilidade de nós podermos reduzir com uma percentagem maior a famílias mais numerosas. É uma medida que pode beneficiar muita gente carenciada”, defende.   

 

A comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela vai ter um apoio para a implementação desta medida na ordem dos 400 mil euros, no âmbito da delegação de competências para os transportes interurbanos. Nos casos da Covilhã e da Guarda os municípios estão a trabalhar de forma independente do processo relacionado com a rede de transportes urbanos.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados