RCB/TuneIn
Domingo, 18 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CASTELO BRANCO LANÇA ROTA DOS MUSEUS
Rádio Cova da Beira
O projecto acaba de ser apresentado pela câmara municipal e está dividido em quatro rotas; a do bordado, a histórica, a contemporânea e a do património industrial. Percursos que vão passar por vários espaços culturais da cidade e que, de acordo com o presidente da autarquia, vem corporizar a aposta que o município tem vindo a desenvolver nessa área.
Por Nuno Miguel em 29 de Mar de 2019

Outras da categoria:

“Há muitos anos que começámos a fazer um trabalho no sector do turismo. Tivemos uma fase em que tínhamos que criar infraestruturas e foi esse o objectivo quando construímos aquilo que hoje é a nossa rede de museus e que hoje tem um papel importante na promoção turística. Agora, a partir desta rede, podemos promover uma série de coisas. Por exemplo quem visitar Castelo Branco e fizer o percurso desta rede de museus pode também provar a nossa gastronomia. É esta forma integrada de desenvolvimento que nós queremos ir construindo”. 

 

Uma aposta em que houve a necessidade de criar infraestruturas capazes de atrair visitantes uma vez que, no passado, Castelo Branco nunca esteve integrada em nenhuma região de turismo “nós tínhamos uma dificuldade em termos turísticos uma vez que no passado nunca estivemos integrados em nenhuma região de turismo e não foi desenvolvido trabalho a esse nível. Depois de o turismo do centro ser criado, passamos a estar dentro dessa rede, porque até ai quem visitasse a Castelo Branco estava limitado à oferta do turismo de natureza. E só essa área não nos permitia ter força no turismo. Era um aspecto que nos diferenciava mas tínhamos que juntar algo e por isso concretizamos uma aposta em que também juntamos toda a parte cultural”.     

 

Luís Correia reconhece que existia uma dificuldade em atrair visitantes à cidade, muito pela falta de actividades que preenchessem, por exemplo, um fim de semana. Um paradigma que começa agora a ser alterado “quem visitasse Castelo Branco tinha dificuldades em encontrar actividades para um fim de semana inteiro. Hoje já existe um conjunto de temas que pode visitar, desde os museus às paisagens, provar a nossa gastronomia, beneficiar da nossa programação cultural e também dos eventos nacionais e internacionais que temos conquistado para o nosso concelho. É desta forma que atraímos pessoas e que nos diferenciamos”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados