RCB/TuneIn
Quarta, 11 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CAPINHA: “ITINERÁRIOS DO SENTIR V: OS LUGARES E A MEMÓRIA"
Rádio Cova da Beira
É uma das iniciativas integradas no programa da "Quadragésima 2019- Tradições da Quaresma do Fundão" e pretende aproximar conhecimentos e interrogações sobre o património artístico religioso da freguesia da Capinha, "numa complementaridade de áreas científicas".
Por Paulo Pinheiro em 28 de Mar de 2019

Organizada pela Paróquia local, Junta de Freguesia da Capinha e Câmara Municipal do Fundão, através do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, o itinerário-visita será acompanhado por habitantes da comunidade conhecedores das emoções, das histórias e das tradições religiosas associadas ao ciclo da Paixão e Ressurreição de Cristo, "numa partilha de saberes que apelam à iluminação de memória colectiva", referem os promotores.

 

Participam no evento, o antropólogo Eddy Chambino, a professora Maria do Carmo Mendes, o pároco João Marçalo, o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Martins, e Pedro Salvado, director Museu Arqueológico. Os capinhenses e restantes elementos presentes são convidados a proceder a leituras poéticas religiosas "que reforcem a reflexão pessoal sobre a dimensão cultural e temporal que caracteriza esta peculiar conjuntura da história do cristianismo".

A visita será antecedida pela palestra proferida pela arqueóloga Constança Santos, que irá discorrer sobre a importância das ruínas da capela de S. Pedro da Capinha, para a compreensão da história da arte da Península Ibérica durante a Idade Média. A Capela de S. Pedro é um edifício que o nunicípio quer classificar como monumento nacional e promover a sua conservação e estudo.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados