RCB/TuneIn
Sexta, 21 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
IDANHA APRESENTA MISTÉRIOS DA PÁSCOA
Rádio Cova da Beira
A câmara municipal de Idanha-a-Nova acaba de lançar a agenda “Mistérios da Páscoa. Uma publicação que calendariza o conjunto de tradições quaresmais e pascais que acontecem neste território. São mais de 270 práticas e expressões de religiosidade popular associadas ao ciclo da Páscoa, que se desenrolam ao longo de 90 dias, desde quarta-feira de cinzas ao domingo de Pentecostes.
Por Nuno Miguel em 27 de Mar de 2019

No lançamento da agenda deste ano, que decorreu em em São Miguel de Acha, o presidente da autarquia lembrou que “a devoção está sempre presente nas manifestações dos mistérios da Páscoa, por isso há o cuidado de não teatralizar aquilo que é tão sentido pelas pessoas”. Armindo Jacinto acrescenta que esta agenda “demonstra que o povo é o grande responsável pela revitalização destas práticas religiosas, que passaram de cerca de 100 no número inaugural para mais de 270 quanto atingimos a 11ª edição”.

 

Um trabalho coordenado pelo investigador António Catana que, na apresentação deste trabalho, sublinhou que “ “subsistem no concelho de Idanha muitas tradições quaresmais e pascais que já não existem em grande parte do interior de Portugal”. António Catana acrescenta que “os principais responsáveis por essa riqueza imaterial são os guardiões e as guardiãs das tradições que, nas 17 paróquias deste concelho, fazem um “trabalho extraordinário de salvaguarda e valorização das suas próprias vivências”.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados