Os dois alunos venceram o “Prémio We Are Water”,, no valor de 500 euros, por valorizar as questões ambientais e apresentar características de sustentabilidade.
O título da ideia apresentada é “2WC - 2Ways Sustainability”. “Esta proposta considera a relevância do mundo em mudança e onde cada vez mais se percebe a importância de agir de modo sustentável”, segundo os seus autores. A ideia é mostrar a possibilidade de se aplicar estas preocupações na arquitectura, independentemente da dimensão do projecto.
A proposta escolhe não optar pela utilização da água da chuva ou da luz solar, fazendo antes uso de ambas. “Uma das casas de banho recebe a água da chuva, filtrando-a através da cobertura verde e reservando-a no subsolo. A outra capta a luz do sol através de um painel fotovoltaico, alimentando o conjunto energicamente durante a noite”, acrescentam os elementos da equipa.
Com este projecto, saíram vencedores da terceira edição do concurso que desafiou os 320 participantes – cerca de meia centena da UBI –, provenientes de todo o país, a projectar produtos inovadores para o espaço da casa de banho, em apenas nove horas.
De todos os projectos apresentados, Twin, da autoria de Raquel Medeiros e Rita Soares, da Faculdade de Belas Artes da Universidade da Lisboa, foi o vencedor da edição deste ano do evento, com um prémio de dois mil euros.
O objectivo desta iniciativa, que em Portugal teve lugar no último sábado, 16 de Março, é promover e proporcionar visibilidade ao talento dos jovens nacionais em arquitectura e design, originalidade, criatividade e praticidade.
Do júri do concurso fez parte Patrícia Santos Pedrosa, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura, da Faculdade de Engenharia da UBI.
Os vencedores do primeiro prémio de todas as edições estão convidados a participar numa grande final que terá lugar em Barcelona em Janeiro de 2020.
UBI/RCB
foto: ao centro os dois alunos da UBI