RCB/TuneIn
Quarta, 11 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
SAMFTPJ LANÇA OPÚSCULO SOBRE O FUNDADOR
Rádio Cova da Beira
A Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (SAMFTPJ) lança quinta-feira, dia 28 de Março, pelas 18 horas, no museu albicastrense, o opúsculo «Os Deuses Amam os que morrem jovens…» - Francisco Tavares de Proença Júnior (1883 – 1916). Ecos da Morte na Imprensa Albicastrense, organizado pela investigadora Maria Adelaide Neto Salvado.
Por Paulo Pinheiro em 26 de Mar de 2019

A iniciativa cumpre um dos principais propósitos daquela organização cultural “cumprir e valorizar o conhecimento a memória da excepcional personalidade do pai da arqueologia da Beira Baixa, Tavares Proença Júnior”, refere a direcção da sociedade.

A apresentação está a cargo de Rui Mateus, Presidente da Juventude Monárquica da Real Associação da Beira Interior.

A Sociedade dos Amigos do Museu recorda que se encontram abertas inscrições para a visita à Anta da Urgueira (e outros locais pertos), monumento escavado por Tavares Proença Júnior nos inícios do século XX, iniciativa a realizar a 11 de Maio de 2019. A visita será orientada por Francisco Henriques e por Ana Carmona, da Associação de Estudos de Alto Tejo.

Para Hermann Scheufler, presidente da Sociedade, a iniciativa faz parte de um programa que pretende «percorrer os locais de trabalho de Tavares Proença na Beira Baixa». Depois da Quinta da Cortiça, Leiria a anta da Urgueira é um dos próximos locais a visitar. As inscrições estão abertas até 28 de Abril de 2019 via correio electrónico (samtap.jr@gmail.com).

De acordo com os responsáveis da SAMFTPJ, outra “visita especial” está também a ser preparada ao célebre Triângulo Mércules, Santa Ana e S. Martinho que será orientada pelo vice-presidente da sociedade, Pedro Salvado, com a reedição do opúsculo do fundador do Museu ”Antiguidades”, que revela as descobertas que aí fez em 1903.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados