RCB/TuneIn
Quinta, 27 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CLUBE DO PROFESSOR ASSINALA ANIVERSÁRIO
Rádio Cova da Beira
O reforço do número de associados é o presente que o presidente da direcção do clube do professor da Covilhã gostaria de receber durante o décimo quinto aniversário daquela instituição. A efeméride foi assinalada com a realização de um jantar onde foram homenageados vários docentes que se tem distinguido em diferentes áreas.
Por Nuno Miguel em 26 de Mar de 2019
José Luís Adriano sublinha que o clube tem actualmente cerca de uma centena e meia de sócios, mas o número é reduzido face ao universo de professores que existe naquele concelho “gostávamos que o clube tivesse uma representação junto da classe docente maior do que a que tem. O clube é reconhecido, é conhecido pelas suas actividade e pela sua dinâmica associativa mas gostaríamos de ter mais alma, ou seja, mais professores associados ao clube. Nós estamos a caminhar para os 140 sócios mas estamos a falar de um universo de mil docentes que exercem a actividade de professor no nosso concelho nos diferentes graus de ensino”.   
O presidente da direcção acrescenta que esse aumento do número de sócios é determinante para que o clube consiga concretizar alguns projectos que tem em mente, como é o caso da criação da casa do professor “é algo que permitiria dar outras respostas ao professor nas diferentes fases da sua vida. Seja na sua vida activa, seja depois de aposentados, seja ainda numa fase final da sua vida. É um passo que gostaríamos muito de dar, já deveríamos estar um pouco mais avançados nesse processo mas estamos, a pouco e pouco, a fazer o caminho e sempre de uma forma cautelosa porque gostamos de ser auto-suficientes e como tal é preferível fazer esse percurso de uma forma suave”.  
Nuno Garcia, professor da universidade da Beira Interior, foi um dos docentes homenageados pelo trabalho realizado na área da investigação científica. Uma distinção que recebeu com orgulho “para mim é uma grande honra porque os prémios não se pedem, merecem-se e este prémio para mim tem um carácter muito particular porque quem são os membros deste clube são todos ilustres professores do concelho da Covilhã. Muitos deles foram meus professores também, marcaram a minha vida e hoje são grandes colegas e por muitos deles eu tenho uma grande adoração”.   
Pelo contributo desenvolvido no âmbito da actividade política, José Armando Serra dos Reis foi outro dos docentes homenageados nesta cerimónia. Uma distinção que o actual vereador na câmara da Covilhã partilha com todos os professores que exercer a sua actividade naquele concelho “eu penso que este prémio é uma generosidade dos meus colegas mas é sempre bom ver que o nosso trabalho é reconhecido. Mas eu penso que esta é uma homenagem dedicada a todos os professores porque cada professor é um actor e um interventor social. Este ano decidiram dar realce à minha actividade enquanto político porque, de todo o trabalho social que os professores fazem, há alguns que depois ganham o bichinho pela política. E a política é a arte de resolver os problemas das pessoas e isso foi algo que sempre me sensibilizou ao longo da minha vida”. 
Neste aniversário foram ainda distinguidos os docentes Aníbal Mendes, na área da gestão escolar, Anabela Silvestre, na produção literária, José Manuel Simões, na criação e produção artística e João José Xavier, no serviço prestado à comunidade. A título póstumo foi também homenageado Maurício Simões como dinamizador da cultura local.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados