RCB/TuneIn
Quinta, 27 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
GUTERRES NO FUNDÃO EM BREVE
Rádio Cova da Beira
António Guterres deverá deslocar-se ao Fundão nos próximos meses para inaugurar a Casa das Memórias que tem o seu nome, em Donas. A data e o programa não estão fechados, mas foi o próprio secretário-geral das Nações Unidas a solicitar algumas datas ao município para se deslocar ao Fundão.
Por Paula Brito em 25 de Mar de 2019

A noticia avançada por Paulo Fernandes quando questionado sobre a data da inauguração da casa da cereja, em Alcongosta.

“Estamos a tentar conseguir abri-la ainda nesta época da cereja, mas como já falhei, não quero fechar uma data. Também queria informar que fui contactado pelo Eng. António Guterres, na semana passada, e que iremos mandar duas a três datas para que ele nos próximos meses nos possa visitar, com a inauguração formal do próprio espaço, e veremos se conseguimos compaginar a nossa época áurea da cereja com a presença dele.”

O autarca fundanense falava na Casa das Memórias, à margem da assinatura do protocolo de cooperação entre o município e a Universidade da Beira Interior que visa, por um lado a dinamização do centro de documentação da Casa das Memórias António Guterres e, por outro, o acolhimento, no mínimo, de dois mestrandos da UBI, por ano, no Centro Unesco – Casas e lugares do sentir.

“Vamos receber mestrandos que aqui vão investigar no contexto da nossa rede de casas, as temáticas que têm e o conhecimento que elas podem albergar. É muito importante para nós aprofundá-lo, e nada melhor do que ter um foco no nosso território para prossecução de estudos e investigação aplicada a estas áreas.”

Na cerimónia que firmou o protocolo, o reitor da Universidade da Beira Interior, António Fidalgo, salientou a abertura das duas instituições ao mundo.

“Temos uma universidade cujo lema, neste mandato, é uma universidade do mundo para o mundo, e temos um município que, como poucos outros em Portugal, sabe ser aberto atraindo gente de todos os lados do mundo. Nós estamos aqui não a jogar à escala local, mas à escala europeia e mundial”.

Recorde-se que já há um ano, a UBI e a CMF tinham assinado, no mesmo local, um protocolo semelhante “com o objectivo de dinamizar a casa das memórias”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados