RCB/TuneIn
Quinta, 20 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
NOVO MODELO ANALISA TERRITÓRIOS DE BAIXA DENSIDADE
Rádio Cova da Beira
A Aldeias Históricas de Portugal (AHP), Universidade de Aveiro (UA), Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e Turismo Centro de Portugal (TCP) desenvolvem método considerado pioneiro para analisar territórios de baixa densidade. O modelo vai ser apresentado a 3 de Abril e pode ser replicado a nível nacional e internacional.
Por Paulo Pinheiro em 22 de Mar de 2019

Outras da categoria:

O projecto denomina-se PlowDeR e, de acordo com os promotores, vai permitir medir o impacto económico e social das atividades geradoras de riqueza em territórios afastados dos centros de decisão.

Os resultados deste modelo são apresentados no dia 3 de Abril, no auditório do INATEL, em Linhares da Beira, entre as 14:30h e as 17:30h. O projeto PlowDeR “é absolutamente pioneiro, uma vez que foi criado com o objetivo de dar resposta às lacunas na recolha de informação estatística nos territórios de baixa densidade – em especial à falta de dados qualitativos. O impacto económico e social dos territórios de baixa densidade em geral, e das AHP, em particular, não está suficientemente estudado, por falta de indicadores”, referem os responsáveis.

O projeto-piloto de desenvolvimento socioeconómico assente no património, foi desenvolvido durante 18 meses, a partir de Setembro de 2017, e reafirma a capacidade da Rede das Aldeias Históricas de Portugal de ser um território inovador.

 

Os promotores do projecto PlowDeR – acrónimo para "Framework para Análise do Impacto Económico e Social das Atividades Turísticas nos Territórios de Baixa Densidade: o Caso das Aldeias Históricas de Portugal"  observam que o mesmo se  focou, maioritariamente, na definição de um conjunto de indicadores que sirvam de base a uma matriz de referência, que seja capaz de avaliar com precisão o impacto económico e social das actividades turísticas das Aldeias Históricas de Portugal. "Uma matriz que poderá ser replicável noutros contextos geográficos do país com a mesma base, uma vez que o sector do turismo é considerado de especialização inteligente transversal ao país", sustentam

 

A matriz poderá, até, ser aplicada à escala internacional, pois, como destaca o relatório “The Millennium Development Goals”, da ONU, “a má qualidade dos dados, a sua pertinência e a indisponibilidade de dados desagregados sobre dimensões importantes para o desenvolvimento são factores que se apresentam como um grande desafio. Como resultado deste quadro débil, muitos governos nacionais, regionais e locais continuam a depender de dados desactualizados ou dados de qualidade insuficiente para o devido planeamento e tomada de decisões”.

 Apesar do enfoque do Projeto PlowDeR incidir na actividade turística, não se esgota neste sector. "O instrumento que irá ser apresentado integra um conjunto de outros indicadores que possibilitam avaliar a propensão do território em análise para actividades económicas diversificadas. No caso do projecto-piloto das AHP, a metodologia criada vai possibilitar a recolha dos dados necessários para se poder analisar a performance competitiva da área geográfica das Aldeias Históricas de Portugal", apontam os responsáveis.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados