RCB/TuneIn
Segunda, 17 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SANICOBE FAZ ULTIMATO AO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
Se o ministério da Agricultura não ceder as instalações da queijaria à Sanicobe, a associação vai avançar com a construção de uma nova queijaria nos terrenos entretanto adquiridos, contíguos à sede da instituição.
Por Paula Brito em 30 de Mar de 2010

O processo arrasta-se há mais de uma década e até à data sem solução à vista. O ministério da agricultura construiu uma queijaria em terrenos que agora são da Sanicobe, a quem cederia as instalações em regime de comodato, para a Associação explorar. Por várias vicissitudes a queijaria nunca chegou a laborar. Recentemente a direcção pediu por escrito ao director regional de agricultura do centro um documento onde constasse a posição do ministério sobre a matéria, mas segundo Lourenço Proença o documento é inconclusivo "não vejo aqui nenhum despacho do senhor secretário de estado nem nenhum parecer da direcção regional de agricultura".

A direcção da Sanicobe enviou entretanto ao secretário de estado da agricultura um ofício pedindo a posição final do ministério sobre o assunto, uma vez que a Sanicobe já tem uma posição definida "nós não vamos construir nada em instalações que não sejam nossas, por isso se a queijaria não passar definitivamente para a Sanicobe vamos encomendar um estudo de viabilidade económica para construirmos uma nova queijaria nos terrenos que entretanto adquirimos à câmara municipal".

Passada mais de uma década, Lourenço Proença considera que a queijaria continua a ser um investimento necessário, e apesar do sócios não se terem manifestado sobre o assunto na assembleia geral "eles é que nos pedem a queijaria constantemente, porque o preço do leite está a diminuir, o do queijo a aumentar mas não são os produtores que ganham com isso".

A direcção da Sanicobe aguarda a resposta do ministério da tutela, se não for favorável vai avançar com um estudo de viabilidade económica de um nova queijaria a construir nos entretanto adquiridos à câmara municipal junto às actuais instalações.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados