RCB/TuneIn
Terça, 20 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
TEIXOSO PRETENDE RECUPERAR A TRADIÇÃO
Rádio Cova da Beira
É considerada como uma das mais originais e relevantes manifestações culturais do Concelho da Covilhã e realiza-se este domingo, dia 17 de Março, pelas 15:00 horas, no Teixoso (Covilhã).
Por Paulo Pinheiro em 17 de Mar de 2019

Outras da categoria:

Trata-se da procissão dos Terceiros, integrando mais de uma centena e figurantes e cerca de 20 andores, o que a torna numa das maiores procissões quaresmais. "Retoma-se assim uma tradição setecentista, interrompida há décadas, que trazia a esta Vila do Teixoso pessoas de toda a região e onde a fé era vivida de forma muito participada", refere Carlos Madaleno, membro da organização. Hoje pretende-se recuperar esse mesmo fulgor unindo confrarias e associações culturais recreativas, profissionais, religiosas e desportivas do concelho", acrescenta.

A Procissão é chamada dos Terceiros por ser realizada pela congregação da Ordem Terceira de S. Francisco que se instalou no Teixoso a partir de 1758. Nela estão presentes os momentos bíblicos alusivos à Paixão de Cristo e à história Franciscana. "O que a diferencia de outras procissões dos Terceiros é integrar confrarias e associações convidadas que ali se farão representar ostentando as suas insígnias e imagens de culto, tal como a GNR com a sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo, o Grupo desportivo com o seu Padroeiro S. Luis Scrosoppi ou o grupo de motards Esgota Pipas com São Domingos, entre muitos outros", conclui Carlos Madaleno.

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados