RCB/TuneIn
Terça, 21 Mai 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FESTIVAL DO PI NA COVILHÃ
Rádio Cova da Beira
A inaugura√ß√£o de uma ilumina√ß√£o na ponte pedonal sobre a ribeira da Carpinteira marcou o in√≠cio das iniciativas associadas ao festival do Pi. A iniciativa √© realizada em parceria pela c√Ęmara municipal da Covilh√£, universidade da Beira Interior e pelos diversos agrupamentos de escolas do concelho com o objectivo de criar uma sensibilidade da comunidade estudantil para esta disciplina.
Por Nuno Miguel em 14 de Mar de 2019
Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da educação na autarquia covilhanense acredita que esta iniciativa reúne todas as condições para se afirmar como uma marca identitária da cidade “esta é a primeira edição de um evento que quer ser formativo e também identitário da Covilhã e que à partida âncora numa área não parece ser a mais sedutora e a que poderia ter mais potencial para atrair mais gente a trabalhar num projecto comum. O que é certo é que ela já conseguiu ultrapassar muitos outros eventos em que se tentou e não conseguiu envolver tanta gente”.   
Na sessão solene de abertura deste festival o reitor da UBI, António Fidalgo, sublinhou também a importância de realizar uma iniciativa deste tipo. Algo que seria impensável equacionar há algumas décadas atrás “quem diria que há 20 ou 30 anos atrás se celebraria na Covilhã um festival de matemática. É algo que nos deixa sonhar e nos deixa perceber que tudo é possível. E a UBI tem muito orgulho no seu departamento de matemática porque, quando eu cá cheguei, havia muita dificuldade em termos matemáticos. Felizmente que hoje temos 40 doutorados em matemática e eu costumo dizer que uma universidade que não tenha os departamentos básicos, nomeadamente na ciência, seria uma escola de ensino superior mas nunca de cariz universitário”.   
Ao longo deste ano lectivo todos os agrupamentos de escolas do concelho estiveram envolvidos nesta iniciativa, com a realização de concursos internos que tiveram sempre o “PI” como mote principal. Os vencedores vão ser anunciados na sessão de encerramento que vai decorrer no próximo sábado. Manuel Saraiva, um dos responsáveis pela comissão dinamizadora do evento refere que “é com enorme orgulho que conseguimos dar existência a esta designação para a Covilhã. Isso resultou de muito trabalho e determinação de todos nós. A partir deste ano a Covilhã vai passar a dinamizar-se como um todo em torno do dia internacional do «PI», a 14 de Março. E quando se une o amor às crianças e jovens o amor a matemática e ao concelho só pode daqui resultar aquilo que aconteceu durante este ano lectivo; uma festa matemática muito bonita”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados