RCB/TuneIn
Segunda, 18 Mar 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
IPCB: ESE RECEBE EXPOSIÇÃO
Rádio Cova da Beira
A Escola Superior de Educação (ESE) do IPCB inaugura esta quarta-feira, 6 de Março, pelas 17:30, a exposição “Casimiro Freire, fundador das Escolas Móveis e Apóstolo da Instrução Popular”.
Por Paulo Pinheiro em 05 de Mar de 2019

A mostra, cedida pela Câmara Municipal da Sertã, estará disponível no átrio da escola e pretende dar a conhecer uma personalidade natural de Pedrogão Pequeno, “um dos principais fundadores e grande apoiante de uma importante iniciativa educativa do final do Séc. XIX”, as Escolas Móveis, que tinham como como finalidade procurar diminuir o analfabetismo de grande parte da população portuguesa da época.

Sendo familiar próximo do poeta João de Deus, e um entusiasta pela sua Cartilha Maternal: Método de leitura, Casimiro Freire foi grande impulsionador da aplicação do método de ensino de João de Deus às Escolas Móveis.

Polemista em jornais da época contra o analfabetismo e a incúria governativa nesta matéria, por parte da monarquia, defendeu desde o início a Associação de Escola Móveis com o Método de João de Deus, criada em 1882.

As Escolas Móveis foram adoptadas, posteriormente, por iniciativa oficial da 1ª República, funcionando de 1913 a 1930 em prol de uma educação elementar da população escolar e estendendo-a, igualmente, à população adulta.

 

.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados