RCB/TuneIn
Terça, 18 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
ESCOLAS DO DISTRITO INTEGRAM REFERENCIAL NACIONAL
Rádio Cova da Beira
As escolas do distrito de Castelo Branco vão integrar o referencial de educação para a segurança, a defesa e a paz. O documento tem como grande objectivo formar e capacitar docentes e alunos para o desenvolvimento de projectos nessas três áreas e que resulta de uma parceria conjunta entre os ministérios da administração interna, defesa e educação.
Por Nuno Miguel em 27 de Feb de 2019
No distrito de Castelo Branco o protocolo foi assinado numa cerimónia que decorreu na escola básica e secundária de Alcains e onde a secretária de estado para a cidadania e igualdade, Rosa Monteiro, referiu que “o grande objectivo é, por um lado, formar e capacitar os profissionais da educação porque nos dias de hoje é fundamental entendermos que estas matérias da segurança, da defesa e da paz são matérias do mundo e o mundo tem de vir para a escola e estar naquilo que é o debate e a reflexão das várias disciplinas. Esse trabalho de transversalização destas matérias é outro dos grandes objectivos e este referencial é uma ferramenta incisiva para o trabalho que as escolas podem desenvolver nesse sentido”.   
Também presente nesta cerimónia, o ministro da defesa sublinhou que o objectivo do protocolo assinado com os municípios do distrito não é despertar vocações. Para João Gomes Cravinho “o fundamental é que a defesa seja conhecida de todos os cidadãos. A defesa nacional é uma componente muito importante da nossa soberania e conhecê-la, desenvolve-la e ter ideias sobre ela faz parte da nossa cidadania. Essa é a questão central. Se despertar vocações, tanto melhor. Mas o fundamental é a questão da cidadania e a importância da integração das questões da defesa nacional na nossa noção do que é ser cidadão”.   
Este referencial de educação pretende chegar a todos os municípios do país. Para já está a vigorar nos onze concelhos do distrito de Castelo Branco, por um período de três anos, capacitando os profissionais da educação, para o ensino da cidadania e para as matérias relacionados com a segurança, a defesa e a paz.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados