RCB/TuneIn
Terça, 20 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
DOMINGO GORDO: BOIDOBRA CUMPRE TRADIÇÃO
Rádio Cova da Beira
O último domingo que antecede a quaresma, o domingo gordo, é dia de cumprir a tradição e comer cozido à portuguesa. O rancho folclórico da Boidobra cumpre a tradição e promove um almoço convívio no próximo domingo. As inscrições estão abertas.
Por Paula Brito em 27 de Feb de 2019

“Depois da matança do porco, que geralmente ocorria por alturas do Natal, uma vez feito o enchido que se punha a secar no fumeiro, as carnes mais gordas juntamente com os ossos e os presuntos, eram guardados na salgadeira (arca com sal normalmente em madeira). Para este dia, enquanto os presuntos continuavam “a tomar do sal” na salgadeira, para o almoço de domingo gordo eram retiradas determinadas carnes, como as orelhas, focinho, chispes e a cauda do animal.”

Recorda o rancho folclórico da Boidobra que vai ter todas estas iguarias no próximo domingo, cumprindo a tradição e fazendo jus ao nome de domingo gordo. O domingo que antecede o período de quaresma e que ditava forte rigor no jejum e abstinência.

As inscrições para o almoço, que decorre na sede do rancho, estão abertas e podem ser feitas por correio electrónico: ranchofolcloricoboidobra@gmail.com por telemóvel, 968932873 ou no bar da sede da colectividade.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados