RCB/TuneIn
Domingo, 18 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“O LIVRO DAS RAÇAS” LANÇADO NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
No âmbito das primeiras Jornadas de Inovação e Valorização das Raças Autóctones, que decorreram no Fundão, a Quinta Pedagógica do Fundão, acolheu a sessão de apresentação do primeiro volume da colecção “O Livro das Raças” dedicado às raças autóctones das Beiras e Ribatejo.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Feb de 2019

A obra da responsabilidade da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) é uma viagem divertida e pedagógica sobre os cães, cabras, vacas e ovelhas características destes territórios

“É absolutamente necessário que as raças autóctones se mantenham. Têm uma função fundamental na agricultura e até na segurança alimentar, uma vez que ao criar riqueza e fixação dos povos nas zonas mais desfavorecidas conseguem também garantir a produção de alimentos”, disse a subdirectora geral da DGAV.

 

Para Graça Mariano, a sensibilização dos mais novos para esta temática revela-se como uma boa prática para a mensagem chegar aos adultos

“Entendemos que é através das crianças que se consegue chegar à atenção dos adultos. As crianças gostam muito destes momentos porque desenham e fazem palavras cruzadas sobre animais e facilmente transmitem aos pais para os sensibilizar para a importância das raças, mas é preciso que cada um de nós, individualmente, faça algo por aquilo que é nosso. Historicamente temos o dever de preservar esta herança que esteve presente no país e tem sido transmitida de gerações para gerações”, sustenta aquela responsável.

A colecção sobre as raças portuguesas deverá estar concluída no próximo ano num projecto que vai destacar todas as regiões de Portugal

“É difícil dizer se será este ano. Talvez fique pronta em 2020 porque vamos ter várias regiões e a intervenção de várias instituições. Temos tido a vontade de várias instituições de colaborarem neste projecto, começámos no Fundão e vamos continuar com as outras regiões”, sublinha Graça Mariano.

 

Alguns dos exemplares em foco no primeiro volume da colecção puderam ser observados na Quinta Pedagógica da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, no decurso da mostra de Raças Autóctones que durante o dia foi visitadas por mais de três centenas e meia de crianças do pré-escolar, primeiro e segundo ciclos de várias escolas da região.

Durante a manhã de sexta-feira, no celeiro da quinta, decorreu uma sessão pedagógica sobre a alimentação e higiene animal. Exposições de raças, espaços dedicas à ordenha de animais, fabrico tradicional de queijo, lã e seus derivados foram outras actividades efectuadas.

O evento foi organizado pela Direcção Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) e d´Alpetratínia, contou com o apoio da ESA/IPCB, IPG, Escola Quinta da Lageosa e Clube Português de Canicultura.   


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados