RCB/TuneIn
Segunda, 09 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
BE DEDICA DIA À SAÚDE
Rádio Cova da Beira
Deputado do Bloco de Esquerda diz que Orçamento da saúde não pode ser mealheiro do sector privado. De visita ao distrito, Moisés Ferreira veio falar da proposta do Bloco para a alterar a lei de bases na saúde que está em discussão na especialidade na Assembleia da República.
Por Paula Brito em 18 de Feb de 2019
 

 “O orçamento do SNS não é uma espécie de porquinho mealheiro dos privados. O orçamento do SNS é de cerca de 10 mil milhões de euros anuais, destes, 4 mil milhões vão para privados, é um absurdo, 40% do orçamento do SNS está a ser canalizado para privados quando deveria estar a ser utilizado para contratar mais profissionais e reforçar a capacidade de resposta do SNS. Aquilo que queremos com estas visitas é conhecer a realidade local e alertar para a necessidade de uma nova lei de bases da saúde.”

Uma nova lei de bases que, segundo o deputado, pode também resolver o problema da falta de médicos no interior do país.

“Se nós, numa nova lei de bases, em vez de dizermos que o Estado promove a mobilidade dos profissionais dos profissionais para fora do SNS, dissermos que deve fixar os profissionais em dedicação exclusiva ao SNS, garantindo para isso incentivo, estamos a criar condições para que também aqui no interior possa haver fixação e reforço de profissionais.”  

A visita de Moisés Ferreira começou junto à extensão de saúde do Souto da Casa, onde o Bloco foi esclarecer a população que nunca foi seu objectivo encerrar o posto médico, antes melhorar as suas condições. Questões que foram abordados com a presidente da junta, numa reunião, depois de terem visitado o local e se terem apercebido de vários problemas sendo o mais grave a dificuldade de acesso ao primeiro andar da casa do povo, onde funciona o posto médico.

“Falámos do assunto, ela sugeriu inicialmente um corrimão móvel, nós sugerimos-lhe um elevador na parte exterior, ela achou que era uma ideia a considerar, disse-nos, em Outubro, que as janelas já estavam adjudicadas e que iriam ser substituídas e hoje verificamos que ainda estão iguais.”

Cristina Guedes, eleita do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal do Fundão, esta manhã no Souto da Casa. O périplo do deputado do BE termina esta noite, na sede do Bloco, na Covilhã, com uma sessão pública sobre o futuro do SNS.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados