RCB/TuneIn
Quinta, 25 Abr 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI EXECUTIVE INAUGURADA ESTE MÊS
Rádio Cova da Beira
Está agendada para o próximo dia 20 a inauguração da nova escola de formação avançada da universidade da Beira Interior. A “UBI Executive” vai funcionar no edifício do antigo cibercentro, junto à faculdade de ciências sociais e humanas e nasceu de uma parceria criada entre a academia e 11 instituições, que criaram uma associação, e que vai ministrar formações de carácter profissional criados em parceria com as empresas.
Por Nuno Miguel em 14 de Feb de 2019

Uma ideia que começou a ser desenvolvida há sensivelmente três anos mas que agora vai ter intensificar a aposta em formações não conferentes de grau, como explicou à RCB o reitor da instituição “trata-se de um curso que já está a funcionar há três anos mas entendemos que devíamos dar-lhe uma estrutura e que vai ser constituída por uma associação que é composta pela universidade e por 11 parceiros empresariais que a UBI juntou para dar expressão a esta iniciativa ligada à formação avançada. No fundo cabe a esta associação dinamizar o processo e as formações que vierem a ser ministradas”. 

A “UBI Executive” vai ter como directora Zélia Serrasqueiro, professora catedrática do departamento de gestão e economia, e Jorge Rodrigues como director executivo. António Fidalgo acrescenta que “a ideia é que esta escola de negócios seja um instrumento para a universidade intervir melhor junto da sociedade e da economia da cidade, da região da Beira interior e mesmo do país. A nossa ideia é de ter aqui uma associação que, ao sair da esfera pública e ser do direito privado, tem outras condições de captar investimento e de executar acções que estão vedadas, de certa forma, a uma instituição como a universidade e cujas competências estão bem definidas”.   

Para além da dinamização desta aposta, a nova associação vai também assegurar a ligação entre a UBI e o novo centro de inovação do turismo que vai ser instalado na Covilhã pelo ministério da economia “esta associação que acabamos de fundar pode ser um instrumento de parceria muito importante com esse novo centro de formação que, em boa hora, foi decidido pelo governo instalá-lo na nossa região. A Covilhã, além de ser uma cidade universitária, é também uma cidade de turismo e faz todo o sentido criar aqui esse centro e esta nova associação vai ser um interlocutor assim como a câmara municipal e a própria CIM no sentido de dar mais valor às nossas actividades”. 

Uma aposta que, de acordo com António Fidalgo, pode mesmo levar a instituição a equacionar, a médio prazo, a criação de uma licenciatura em turismo “a curto prazo não digo mas a médio prazo é algo que ainda não se sabe. Em Portugal já há neste momento muitas instituições de ensino superior a fazer formação na área do turismo, umas mais ligadas à gestão e outras mais à parte cultural e patrimonial sendo que as próprias empresas que fazem parte da nossa associação podem beneficiar dessa formação e podem enviar para aqui os seus quadros adquirirem mais competências. A área do turismo é uma área chave na vida da cidade e da região, temos todo o potencial associado à Serra da Estrela e com todo o património histórico que existe na região e por isso é uma área onde nos sentimos confortáveis”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados