RCB/TuneIn
Terça, 19 Fev 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“BOOM FESTIVAL” NOVAMENTE DISTINGUIDO
Rádio Cova da Beira
O “Boom Festival” foi distinguido pela sexta edição consecutiva com o prémio “Outstanding Greener Festival Award 2018“. Trata-se de uma iniciativa internacional que tem como objectivo premiar eventos exemplares para a indústria através das suas práticas de sustentabilidade. A distinção máxima foi atribuída a sete festivais em todo o mundo, sendo o “Boom” o único português.
Por Nuno Miguel em 11 de Feb de 2019
No total, 35 festivais e eventos de 14 países alcançaram o prestigiado prémio em 2018, concedido a iniciativas que nesse ano demonstraram uma maior consciencialização em relação à sustentabilidade e redução de impactos ambientais em 11 áreas, incluindo transporte, resíduos, energia, água e impactos na comunidade local. Segundo lembra a Greener Festival Award “os candidatos passam por uma avaliação rigorosa, visita ao local e análise pós-evento das acções de sustentabilidade implementadas”. 
Na edição passada, a organização aumentou capacidade de produção de energia solar, disponibilizou meios aos boomers para separação de resíduos, sensibilizou para a redução do consumo de água numa das zonas do país mais fustigadas pela seca e para a diminuição do uso do plástico. Desde 2015, o programa de reflorestação da Boomland já permitiu plantar 720 novas árvores e 40% de todo o lixo produzido durante a última edição foi reciclado ou utilizado para produção de composto orgânico.
Outros dos pontos mais valorizados dizem respeito ao facto de tudo o que se planta e cresce na Boomland é 100% orgânico, não se recorrendo a pesticidas e outros químicos. Todos os utensílios usados na restauração na última edição eram biodegradáveis e 213 autocarros transportaram para o festival mais de 10 mil pessoas.
Em parceria com a câmara de Idanha-a-Nova e juntas de freguesia locais, e no âmbito do programa «Recomeçar», o festival empregou 150 pessoas da região na edição de 2018.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados