RCB/TuneIn
Sábado, 20 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI HOMENAGEIA MÁRIO JOSÉ TEIXEIRA PEREIRA
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior (UBI) promove esta segunda-feira, dia 11 de Fevereiro, uma cerimónia de homenagem a título póstumo o antigo docente Mário José Teixeira Pereira. A iniciativa decorre às 17h30, e será descerrada uma placa em que é atribuído o nome do docente ao Laboratório de Ensino de Óptica, estrutura que integra o Centro de Óptica.
Por Paulo Pinheiro em 11 de Feb de 2019

 

Mário José Teixeira Pereira, nascido em 1963 e falecido em 2008, era natural de Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga. Licenciou-se, em 1988, em Física – Ramo Materiais, pela Universidade de Aveiro. Já na UBI, em 2002, obteve o Grau de Doutor em Física, com a tese intitulada “Reconhecimento do Padrão Óptico da Estrutura da Folha de Papel”, com orientação de Paulo Fiadeiro.

 

Profissionalmente integrou o corpo docente do Departamento de Física da UBI (DF-UBI) desde Outubro de 1988, primeiro como Assistente Estagiário, tendo passado à categoria de Professor Assistente, em maio de 1994, até à data da sua morte. Durante esse período, leccionou nos cursos de licenciaturas em Física Aplicada, em Ensino da Física, em Ensino da Química e em Química Industrial e ainda nas engenharias de Produção e Gestão Industrial, Têxtil, do Papel, Aeronáutica, Electrotécnica, Electromecânica, Mecânica e Engenharia Civil. 

Enquanto investigador, além da participação em diversos projectos, integrou a Unidade de Investigação e Desenvolvimento de Detecção Remota, do Departamento de Física da UBI, e o Centro de Óptica.

Mário Pereira teve ainda responsabilidades administrativas no DF-UBI, nomeadamente no Conselho do Departamento de Física da UBI (1998-2000), como representante do Departamento de Física no Centro de Óptica (1994-1997) e como responsável por dois laboratórios do mesmo Centro.

 

Foi também membro da Academia de Ciências de New York, desde Novembro de 1997, e da Comissão de Normalização CTE-76, desde Dezembro de 2001.

 

 

 

UBI/RCB 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados