RCB/TuneIn
Terça, 19 Fev 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
GARDUNHA TEM REDE DE CAMINHOS INVULGAR
Rádio Cova da Beira
A Serra da Gardunha tem uma rede de caminhos antigos invulgares, pela sua dimensão e dispersão, que deve ser preservada, sinalizada e divulgada. Para o reeleito presidente da direcção dos caminheiros trata-se de um património e um produto único para o turismo de natureza.
Por Paula Brito em 10 de Feb de 2019

"Se nós conseguirmos reabilitar esses caminhos, conseguimos mantê-los abertos, criar percursos com maior interesse, e se articularmos isso com histórias locais e tradições, será um produto extremamente interessante para quem quiser vir caminhar à Serra da Gardunha.” Refere o recém reeleito presidente da direcção dos Caminheiros da Gardunha, em entrevista à RCB.

Uma dos caminhos que foi conhecido mais recentemente, foi posto a descoberto pelos Caminheiros quando preparavam uma das etapas da Gardunha Sacra “encontrámos, reabilitámos e pusemos a descoberto, a passagem pela antiga via da romaria ao santuário de Nossa Sra. da Serra para quem vinha de Castelo Novo. Estamos a falar de dois quilómetros de calçada, de cerca de 400 metros de uma escadaria que sobe pelo flanco da montanha em zig zag, numa sucessão de degraus e patamares até à Penha, e que será provavelmente uma escadaria medieval, os historiados que se pronunciem agora sobre isso.” 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados